RIO - O governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, lançam, nesta segunda-feira, o segundo serviço de tomografia móvel do Estado do Rio de Janeiro. O evento será às 10h, na Cinelândia, Centro do Rio. Na oportunidade, também será apresentada à população a Ressonância Móvel de Alto Campo 1,5T (tesla), equipamento inédito em toda a América Latina, que já está em funcionamento no Estado.
Instalados em carretas especiais, fabricados e montados por uma empresa norte-americana, os dois serviços estarão à disposição da população mediante agendamento prévio. O prazo inicial é de que fiquem na Cinelândia até o dia 20 de abril, para atender, além dos pacientes da capital, moradores de Belford Roxo, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Magé e São João de Meriti. O agendamento é feito pelas secretarias municipais de Saúde. Estão previstos, até o momento, a realização de 770 exames de ressonância magnética e 300 de tomografia computadorizada.
Só na aquisição do novo tomógrafo móvel, o Governo do Estado investiu R$ 3 milhões. Assim como o primeiro, em funcionamento no Estado desde agosto de 2009, este equipamento é capaz de realizar 60 exames/dia ou 1,5 mil exames/mês. O objetivo é atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública de Saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico baseado na emissão de raios-X e permite a reconstrução multiplanar da imagem.
Até o momento, já foram realizadas 22.564 tomografias, e atendidos 17.782 pacientes em 32 municípios-polo. Os tomógrafos adquiridos pelo Governo do Estado são capazes de realizar exames de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os convencionais levam de 20 a 40 minutos.
Já a ressonância magnética móvel, em operação desde agosto de 2010, tem capacidade para realizar 30 exames diários. O investimento feito pelo governo foi de R$ 5 milhões. Já foram beneficiados 3.823 pacientes de Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Campo dos Goytacazes e cidades vizinhas. Ao todo, foram realizados 4.420 exames.
___
JB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.