RIO - A Polícia Militar vai inaugurar, ainda no primeiro semestre de 2011, a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) fora da cidade do Rio. O Morro do Palácio, no Ingá, em Niterói, foi a favela escolhida para receber a UPP.
- Foram levadas duas opções de favelas para a Secretaria de Segurança, para serem ocupadas antes das inaugurações das UPPs do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, em outubro. Uma delas é a unidade do Morro do Palácio - explicou uma fonte da cúpula da PM.
A outra opção apresentada à Secretaria de Segurança foi o Morro da Mangueira, cuja ocupação já é uma antiga promessa do governador Sérgio Cabral. Hoje, o Comando de Polícia Pacificadora possui cerca de 500 soldados formados, que devem ir para as duas novas UPPs.
Os próximos recrutas a completar o curso de soldados serão destinados às 11 futuras unidades, do Alemão e da Vila Cruzeiro. Em abril, a PM inagura a 17ª unidade de UPP, no Morro do São Carlos. Com a necessidade de ter soldados para o Alemão e a Vila Cruzeiro, a PM praticamente já descartou criar este ano uma UPP na Rocinha, em São Conrado. O projeto deverá ficar para 2012.
Na sexta-feira, policiais do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e do 12ºBPM (Niterói), com apoio da Polícia Civil, realizaram uma operação contra o tráfico de drogas no Morro do Preventório, em Charitas. A ação teria sido para procurar traficantes em fuga do Rio, que segundo moradores estariam na comunidade. Ninguém foi preso. Em fevereiro, policias do 12º BPM (Niterói) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram uma ação nos morros Juca Branco, Boavista e Serrão em busca de traficantes do Complexo do São Carlos e das favelas de Santa Teresa, no Rio. A operação também terminou sem presos.
___
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.