Moradores começam a retornar aos imóveis no Morro do Lazareto
Em Nova Friburgo, a cidade mais afetada pelas chuvas que devastaram a Região Serrana do Rio, famílias começam a retornar para casas em áreas de risco. De acordo com reportagem desta sexta-feira do jornal O Globo, parte dos moradores de mais de 100 casas interditadas pela Defesa Civil no Morro do Lazareto já está de volta aos locais. Outros, sequer chegaram a sair de casa.
Ainda segundo o jornal, a atuação da Defesa Civil no Morro do Lazareto foi diferente da que se deu em outras áreas de risco, como em Alto Floresta, onde as casas condenadas foram isoladas e começam a ser demolidas. Em Lazareto, onde 11 pessoas morreram vítimas da tragédia, as moradias interditadas não receberam qualquer demarcação.
José Augusto Spinelli, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, afirmou ao Globo que o ideal em Lazareto é a remoção de toda a comunidade, em vista do nível de inclinação do terreno e dos riscos de deslizamentos de terra. “Existem algumas casas que até poderiam permanecer, porque não correm o risco de desabar. Mas, se a encosta não for toda esvaziada e reflorestada, isso servirá de estímulo para que outras áreas voltem a ser ocupadas”, explica.
___
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.