Casas começam a ser demolidas em Nova Friburgo

Dez construções serão derrubadas em Alto da Floresta

Cerca de dez casas que foram demarcadas pela Defesa Civil Municipal de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, no bairro Alto do Floresta, devem começar a ser demolidas nesta segunda-feira (24).

Segundo o coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil, os técnicos interditaram não só residências, mas também escombros, para evitar a ocupação irregular. De acordo com ele, não houve resistência, porque muitos moradores só estão nas casas durante o dia para evitar invasões e roubos.   
- Nós demarcamos uma área do bairro e as equipes vão continuar vistoriando as casas. A população será indenizada de alguma maneira.
A região demarcada foi a da rua Solimões, onde, segundo o coronel Robadey , existe uma canaleta natural de drenagem e muitas casas desabaram após o temporal do dia 11 de janeiro. A residência de Fabiana Carvalho Fuenter, de 27 anos, foi demarcada pela Defesa Civil. Ela contou que vai ter que sair do local, pois a casa corre o risco de desabar.
- Eles disseram que eu estou correndo risco, porque metade do barranco já caiu e pode acabar de desabar a qualquer momento. Não quero que aconteça o que aconteceu com meus vizinhos. Todos morreram. Aquela madrugada foi terrível, começou às 2h da manhã, a gente ouvia as casas caindo e as pessoas gritando.
Fabiana mora com o filho e mais seis pessoas. Ela espera a definição do governo para fazer o cadastramento do aluguel social.
- Eles disseram que vão arrumar uma casinha e que nós vamos ser cadastrados para receber o aluguel social.
O coronel Robadey explicou que a população que será removida das áreas de risco tem três opções: a compra assistida (quando a pessoa escolhe um imóvel no valor do que ela morava e o governo paga o aluguel), a indenização (a pessoa receberá o dinheiro do imóvel daqui a um ano) ou receber uma das casas que serão construídas pelo governo do Estado.
Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, a demarcação das casas vai continuar e serão montadas equipes fixas para este trabalho.  Os próximos bairros que, provavelmente, terão as residências interditadas serão Córrego Dantas e Conselheiro Paulino.
___
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.