No dia 15 de dezembro, às 19h, a nova orla da Praia do Forte, em Cabo Frio, será reinaugurada após a forte ressaca que a atingiu no meio deste ano e que fez desmoronar parte do calçadão em frente ao Hotel Malibu. O governador Sérgio Cabral Filho é aguardado para a cerimônia, já que o governo estadual é parceiro na recuperação da Praia do Forte.
O show ficará por conta do cantor Toquinho. Já no dia 16, a praia mais famosa de Cabo Frio recebe as Princesas Cantoras de Petrópolis, também às 19h, para a abertura do Natal na cidade.O novo projeto, entretanto, vai além de uma simples recuperação: envolve paisagismo, áreas de lazer, arborização e uma rosa-dos-ventos, espécie de mecanismo que possibilita a orientação através dos pontos cardeais, sendo também uma homenagem à tradição cabofriense de definir o clima através dos ventos que sopram no litoral.
Para a coordenadora municipal de Planejamento, Rosane Vargas, mais do que um objeto decorativo, a rosa-dos-ventos, feita de diversos tipos de granito, faz uma alusão à influência dos ventos na vida de moradores e visitantes de Cabo Frio:
- A ideia é fazer com que as pessoas identifiquem a direção do vento, entre os mais conhecidos o nordeste e o sudoeste, além de dar orientação a desportistas – explicou.
Toda a orla, antes feita de asfalto pintado, também foi substituída por pedras portuguesas nas cores branca e vermelha. De acordo com a coordenadora “um material mais resistente e de fácil reposição e manutenção”. Por toda a orla, serão plantadas mudas de árvores da vegetação nativa como a aroeira, a pitangueira, o araçá, a gabiroba e a crúzea. Ao todo são 30 mudas que foram doadas pelo horto de Perynas. Além disso, faz parte da vegetação rasteira a bromélia. Parte dos jardins também foi decorada com grama que, de acordo com o superintendente do Departamento de Projetos da Coordenadoria de Planejamento, Felipe Araújo, tem mais do que função decorativa: “é uma forma de conter a ‘fuga de material’ ocasionada pelas chuvas. A grama serve como uma tela” explicou, lembrando que no futuro novas plantas da vegetação nativa serão plantadas ali.
Ainda de acordo com o arquiteto Felipe Araújo, cerca de 50 bancos serão instalados em toda a orla. A grande novidade são os bancos individuais e o “namoradeira”:
- O primeiro é dedicado às pessoas que desejam ler jornais e livros e preferem ficar sozinhas, já o segundo, como o próprio nome diz, é formado por duas cadeiras colocadas lateralmente, mas com acentos invertidos para os casais – descreveu o arquiteto que também destacou a inclusão de bancos convencionais sem e com encosto: “a ideia é criar esses espaços de lazer e propiciar que as pessoas aproveitem o pôr-do-sol, que se divirtam em grupo ou sozinhas e que possam ficar mais tempo aproveitando a orla e a praia”. A Praia do Forte contará também com três rampas de acesso à areia.
...
Secom PMCF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.