O governo adiou de dezembro para abril de 2011 o prazo final de conexão das primeiras cem cidades a serem cobertas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O atraso no processo deve-se à lentidão nas licitações das conexões e a razões burocráticas, segundo o presidente da Telebrás, Rogério Santanna.
Os primeiros contratos só deverão ser assinados no dia 15, o que permitirá apenas a entrada de algumas cidades no plano até o fim do ano.
- Não conseguimos finalizar todas as licitações até dezembro e algumas ainda serão feitas nos próximos dias. Além disso, tivemos demora no processo de instalação da Telebrás - disse Santanna, durante o 3º Fórum Brasil Conectado, que reúne governo, setor privado e sociedade civil.
Para não fechar o ano sem nenhuma conexão, a estatal pretende "ligar" algumas cidades até o fim do mês. Santanna não quis adiantar quais seriam, limitando-se a dizer que são municípios de Goiás ou de São Paulo.
Dessa forma, a Telebrás deverá concentrar no ano duas metas: a de 2010 e a de 2011, que prevê a conexão de mais 1.063 municípios. As primeiras cem cidades somam uma população de 14 milhões de habitantes, 7,3% da população brasileira.
O Estado do Rio tem nove municípios incluídos na estreia do programa: além da capital, farão parte Angra dos Reis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Piraí, Mesquita, Rio das Flores, Duque de Caxias e Casimiro de Abreu. De acordo com o presidente da Telebrás, as metas serão sobrepostas.
O PNBL prevê a oferta de serviço de internet com velocidade mínima de 512 kbps a um preço de até R$ 35. Desde que o governo anunciou o cadastramento, 550 provedores já demonstraram interesse em participar do programa. A meta é levar banda larga de baixo custo e alta velocidade a 4.283 municípios localizados em 26 estados e o Distrito Federal, atendendo a 88% da população brasileira até 2014.
...
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.