Comissão da Verdade se reúne com o prefeito de Petrópolis, RJ


Comissão quer desapropriação de imóvel que serviu para atos de tortura. Casa da Morte recebeu dezenas de pessoas na ditadura militar.

O prefeito de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Rubens Bomtempo (PSB/RJ), reafirmou a intenção de dar prosseguimento à desapropriação da "Casa da Morte", imóvel onde dezenas de pessoas teriam sido torturadas durante o período da ditadura militar.  O assunto foi discutido na tarde desta quinta-feira (23), na prefeitura, durante encontro com integrantes da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
“A agilidade nos serviços de avaliação do imóvel é uma determinação do prefeito, que está empenhado em transformar a Casa da Morte em um centro de memória. Este governo está comprometido com a história”, destacou o Procurador Geral do Município, Marcus São Thiago.

Durante a reunião, o presidente da Comissão da Verdade, Wadih Damous, informou que o governo federal tem interesse em disponibilizar recursos para a desapropriação: “Estamos aqui porque percebemos a sensibilidade do prefeito para com este projeto tão importante para o resgate da história dos brasileiros”, disse Damous.
Em agosto de 2012, um decreto do então prefeito de Petrópolis,  Paulo Mustrangi (PT/RJ),  tornou o imóvel onde funcionou a Casa da Morte uma área de utilidade pública para fins de desapropriação. A proposta ainda é transformar o local em um museu para servir de exemplo para que nunca mais atos de violações de direitos sejam postos em prática no Brasil.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.