Apae de Iguaba Grande perde verbas e fecha parcialmente


Desde a última quarta-feira (3), alunos mais velhos foram dispensados.
Contas de 2009 ainda estão em análise e a prefeitura suspendeu o repasse.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, está fechada de maneira parcial. Desde a última quarta-feira, a turma que reúne os alunos com mais de 18 anos foi dispensada, e somente as crianças estão sendo atendidas. O motivo: as contas de 2009 ainda estão sendo analisadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, por consequência, o repasse de verbas da prefeitura foi suspenso.

Cerca de 40 adultos eram atendidos na instituição, que, segundo a direção, tentou manter o serviço para eles. Buscando uma solução, diminuiu a carga horária, mas não teve êxito e acabou tendo que suspender o atendimento na última semana. A unidade está funcionando com praticamente metade da verba que possuía e, por conta disso, também precisou reduzir o número de profisisonais.
Os outros 40 menores não precisam se preocupar, pois o serviço prestado a eles é mantido pela Fundação para a Infância e Adolescência (Fia), que disponibiliza uma verba mensal de R$ 14 mil. Os adultos, no entanto, eram auxiliados com o a verba de cerca de R$ 11 mil da prefeitura, cujo convênio não foi renovado no ano de 2013.
Oito funcionários, que eram pagos pela prefeitura, foram dispensados. No entanto, a Secretaria de Assistência Social explica que possui o interesse de manter a parceria e que aguarda apenas a regularização do processo. É importante ressaltar que, por lei, o executivo não é obrigado a manter os serviços da Apae, mas esse tipo de ajuda é muito comum nos municípios em que a instituição funciona.
Em nota, o TCE confirmou que o processo está sendo analisado, mas não deu previsão para a votação no plenário. Esclareceu, ainda, que o embate não inviabiliza a renovação do convênio. Enquanto a situação permanece, a orientação para os pais e parentes é fazer contato com a Secretaria de Assistência Social para que os portadores de necessidades especiais sejam inseridos nos programas de prefeitura e tenham prioridade de atendimento na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.