Temporada de queimadas se aproxima e deixa Bombeiros em alerta na Serra

Uma das principais causas ainda é a limpeza de terrenos. Mas o cigarro e os balões com fogos de artifício também são vilões do meio ambiente.

A temporada de queimadas se aproxima e este ano, na serra tem um risco a mais. O pouco que sobrou de vegetação nas encostas que desceram com a chuva de janeiro precisa ser preservado para evitar tragédia ainda maior no próximo verão.



Sol, pouca chuva e mato seco. Uma combinação que já preocupa o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo. O inverno é o período do ano em que as queimadas são mais comuns. Nas árvores ainda estão as marcas do último incêndio no ano passado. A proximidade das casas com mata é um dos maiores fatores de risco.


De acordo com os bombeiros, uma das principais causas ainda é a limpeza de terrenos. Mas o cigarro e os balões com fogos de artifício também são vilões do meio ambiente. No ano passado foram 357 incêndios. Todos em áreas de mata. O mês de agosto foi o mais preocupante. Em alguma áreas, o fogo chegou bem perto de casas foi difícil controlar as chamas.


Também foram registradas queimadas em áreas de proteção permante, no Parque Estadual dos Três Picos, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e, dessa vez a preocupação é ainda maior. De acordo com os especialistas, a vegetação próxima às áreas onde foram registrados deslizamentos de terra ajudam a sustentar o terreno. Se o fogo atingir esses locais, as consequências no verão podem ser ainda piores.
...
In 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.