PM é assassinado em São Gonçalo

Na véspera de completar um ano na Polícia Militar, o soldado Anderson Luiz Faria Carneiro, 34 anos, lotado no 2º BPM (Botafogo), foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto, próximo à sua residência, no Jardim Califórnia, em São Gonçalo, na tarde de ontem. De acordo com a polícia, o militar teria sido reconhecido pelos criminosos e foi executado com três tiros, dois no braço e um no pescoço.


Na ação, o microempresário Bruno da Costa Santos, 23, amigo do PM, foi atingido por um tiro de raspão na coxa. De acordo com agentes do Núcleo de Homicídios da 72ª DP (Mutuá), a dupla foi vítimas do crime conhecido como 'saidinha de banco' – quando a vítima é abordada por assaltantes após efetuar saques em uma agência bancária ou caixa eletrônico.

Saque - O crime ocorreu por volta das 13h na Rua Francisco Barbero. Segundo as investigações, o PM havia acabado de acompanhar o amigo em uma transação financeira, realizada na agência do Banco Itaú, em Nova Cidade. O microempresário teria sacado R$ 12 mil e seguiu com o policial em seu Fiesta preto. Eles foram seguidos por ocupantes de uma Honda Broz preta, com detalhes em amarelo, e de um Corsa preto por cerca de três quilômetros.

Disparos - Na Rua Francisco Barbero, o garupa da motocicleta desceu do veículo, se aproximou do carro do soldado, que estava com os vidros fechados, e efetuou os disparos. Em seguida, o criminoso entrou no Corsa e fugiu sem roubar nada. O PM, que estava armado e não teve tempo de reagir, conseguiu dirigir seu carro até casa de um tio.

Ele ainda teve forças para descer do veículo e empurrar o portão. O policial e o amigo, baleado de raspão, foram socorridos por familiares e encaminhados ao Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), onde Anderson não resistiu aos ferimentos.
“Estamos trabalhando com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte), embora o dinheiro não tenha sido roubado. Possivelmente, os criminosos identificaram o policial quando ele entrou na agência bancária com o amigo, que pediu para que ele o acompanhasse para sacar uma alta quantia”, explicou o delegado da 72ª DP (Mutuá), Geraldo Assed.
Formatura há um ano

O soldado Anderson Carneiro estava entre os 393 soldados que se formaram em cerimônia realizada no Estádio Célio de Barros, no Maracanã, há exatamente um ano. No evento, o filho do policial, de 5 anos, aparece em uma foto, todo orgulhoso, também vestindo a farda da PM, junto com o pai.

Por determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública, todos os recrutas recém formados foram empregados na chamada Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Maciço da Tijuca, no mês seguinte.

Na época, o soldado Carneiro passou a atuar na UPP da Formiga, onde ficou durante aproximadamente nove meses. Recentemente, ele havia sido transferido para o 2º BPM. 

Pertencente a uma tradicional família de policiais militares – com seis tios e o pai na corporação – o soldado, que era casado, deixa um filho e a esposa grávida.
Cabo foi morto em dezembro

No último dia 10 de dezembro, o cabo Antônio José de Souza Martinez, 46 anos, lotado no do 12º BPM (Niterói), foi assassinado dentro de um bar, na esquina das ruas Salvatori e José da Silva Pessoa, no Rocha, em São Gonçalo. Ele havia acabado de sair de uma agência bancária, onde sacou R$ 3 mil, que seria usado para pagar um pedreiro. O dinheiro e a pistola do policial foram roubados.

Prisão - Dez dias após o crime, agentes do Núcleo de Homicídios da 72ª DP prenderam Carlos Eduardo da Silva Costa Junior, 24, o Dudu, mais conhecido como o “Bandido das unhas pretas”, apontado como o autor dos disparos.
...
O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.