Piraí e Rio Claro participam de projeto de preservação ambiental

Os municípios de Piraí e Rio Claro foram contemplados com um projeto de preservação ambiental que visa reconstituir áreas degradadas da Mata Atlântica e transformá-las em locais para cultivo de mudas, com o envolvimento de pequenos produtores. O projeto será desenvolvido por meio de uma parceria entre a Light, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o Instituto Terra de Preservação Ambiental e as prefeituras. Para iniciar o projeto, foi assinado hoje (16) um termo de cooperação técnica entre a Light e as instituições. Uma rede de viveiros florestais será implantada nos dois municípios.

O encontro aconteceu na Casa de Visitas da Light, no bairro de Ribeirão das Lajes, em Piraí, e contou com a participação do prefeito de Piraí, Arthur Henrique Gonçalves, o Tutuca (PMDB); secretário do Meio Ambiente de Rio Claro, Mário Vidigal, representando o prefeito Raul Machado (PR); diretor do Inea, André Ilha; diretor de Energia da Light, Evandro Vasconcelos; e do diretor do Instituto Terra, Maurício Castelo Branco.
Banco de Sementes - Viveiro-Escola
O projeto prevê a construção de um banco de sementes em Rio Claro, que deverá ser implantado próximo à Escola do Rio das Pedras, em Lídice. Já o município de Piraí receberá um viveiro-escola, que funcionará em um terreno de 3,4 mil metros quadrados cedido pela Light, localizado dentro da Mata do Amador. O projeto ainda está em processo de licitação e as obras estão previstas para iniciarem até setembro.
Finalidade
O objetivo do projeto, além da coleta de sementes e da produção de mudas, é capacitar os produtores rurais do entorno dos locais onde o projeto será realizado, visando à geração de renda. As mudas produzidas deverão ser utilizadas para arborização urbana de Piraí e Rio Claro.
Durante o encontro, o prefeito Tutuca destacou que projetos como esse representam uma melhora para a qualidade de vida da população, beneficiando produtores dos dois municípios.
- Nossos municípios têm uma topografia que não ajuda muito os produtores rurais. Mas essa parceria vai ajudar muito o homem do campo a melhorar sua renda, participando de projetos de preservação ambiental - disse.
Sustentabilidade
O secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, Mário Vidigal, falou sobre a importância de o projeto levar noções de sustentabilidade aos produtores rurais:
- Esse é um projeto pioneiro, com benefícios para todos os envolvidos, principalmente as populações dos municípios.

...

Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.