Curso de processamento do pescado acontece em Silva Jardim

Pescadores de Silva Jardim participam até quarta-feira (15), de um curso de processamento de pescado. O objetivo é fomentar, através do conhecimento adquirido no curso, a criação de cooperativas, além de oferecer novas perspectivas de geração de renda para os pescadores da cidade.
O curso é uma parceria entre a secretaria de Agricultura de Silva Jardim, o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Associação de Pescadores de Juturnaíba, que ajudou na mobilização dos pescadores.

Segundo o professor e instrutor do curso, Bernardo Alberto Marcussi, os pescadores vão aprender a fazer com o peixe linguiça calabresa, quibe, nuggets, empanados e peixe defumado. “Já aplicamos este curso em outras cidades e o retorno foi muito bom”, explica o Marcussi.
Já na primeira aula, os pescadores aprenderam um pouco sobre as formas de higienização e conservação correta do peixe. “Eles também já aprenderam  como filetar o peixe e a importância de temperá-lo direito”, descreveu.
Para os pescadores, o curso vem trazer mais conhecimento e oferecer uma  alternativa de renda. O pescador Jorge Molina Garcia está entusiasmado com o que já aprendeu no curso. “Nossa! Eu já aprendi tanta coisa hoje aqui”, disse encantado o pescador.
Além dos pescadores, pequenos produtores da região também aproveitaram para participar do curso. “Nós queremos implantar em nossa propriedade, mais ainda estamos estudando o que vamos fazer, se vamos produzir, filetar ou vender o peixe ou fazer tudo isso”, explica um dos sócios da Fazenda Modelo, em Imbaú, Fábio Azevedo.
O secretario de Agricultura e Pesca, Rafael Badia, disse que a proposta é trazer outros cursos para impulsionar o setor pesqueiro na cidade.
...
Site Oficial PMSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.