Moradores da Ilha da Marambaia recebem representantes da prefeitura


Mangaratiba
Atendendo a um pedido antigo dos moradores, principalmente pescadores e remanescentes de quilombolas, a prefeitura de Mangaratiba mobilizou seis das suas secretarias para uma visita à Ilha da Marambaia. A visita realizada ontem (12) faz parte do Projeto Marambaia, Desenvolvimento Sustentável - uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca - e teve como principal objetivo ouvir os moradores e conhecer quais as principais necessidades e anseios da comunidade local.

Participaram do encontro, além do secretário do Meio Ambiente, Antônio Xavier, representantes das secretarias de Ação Social, Comunicação, Obras, Educação e Saúde. Uma equipe de arqueólogos da Petrobras também participou da visita.

- Há muita carência de serviços na Marambaia e é importante conhecer os moradores para ajudá-los da melhor maneira possível. Medidas como regularizar embarcações, auxiliar na emissão da Declaração Anual de Produtor (DAP), para que possam se credenciar a fornecer o pescado à merenda escolar ou vender para grandes centros de distribuição, e oferecer cursos de capacitação são algumas das ações a ser feitas - destacou Antônio Xavier.
"Por isso, é importante saber quantos moradores são e o que fazem para ajudarmos a capacitá-los em diversas áreas", completou o secretário.
A visita dos representantes da prefeitura pegou os moradores de surpresa. - Estamos chocados. É a primeira vez que isso acontece. Funcionários das secretarias virem aqui e ouvirem o que temos a dizer, é muito bom. Agora temos um bom respaldo para as nossas reivindicações - disse a moradora Alessandra Guerra.

...
Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.