Faetec firma parceria em São João da Barra para qualificar trabalhadores

A população de São João da Barra será contemplada com um convênio entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a prefeitura municipal. A intenção é levar os cursos profissionalizantes às comunidades que vivem um período de crescimento com a construção do Complexo Portuário do Açu e a sua necessidade de mão de obra qualificada.
Na sexta-feira (20/05), a vice-presidente educacional, professora Maria Cristina Lacerda, e diretores da Faetec foram recebidos pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e definiram a assinatura de um convênio entre Prefeitura e a Sect/Faetec, na segunda quinzena de junho, para a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), além da ampliação da oferta de cursos instrumentais para a rede municipal de ensino, em seis distritos do município. 
"Nesse primeiro momento, os alunos de São João da Barra serão os primeiros a serem beneficiados. Nós entramos com o projeto pedagógico e a certificação; a Prefeitura com a logística, local e o custo dos docentes", informou Cristina Lacerda, ciente também do desafio da enorme demanda de profissionais que serão absorvidos pelo projeto do Porto do Açu, da LLX Minas-Rio Logística.
Estiveram presentes também ao encontro, além do secretário municipal de Educação, Antônio Neves,  a diretora do Cetep São João da Barra, Sila Miranda; o coordenador do Pólo Avançado da Faetec em Campos, Etevaldo Pessanha; a diretora de Desenvolvimento Educacional (DDE), Leila Antunes; a diretora de Formação Inicial (DIF), Ângela Almeida; o diretor de Ensino Superior, Fernando Mota; entre outros, que fecharam a agenda visitando as obras do Porto do Açu, onde todos puderam ver de perto a grandiosidade do Complexo Portuário, assistiram à exibição de um vídeo institucional, a explicação técnica da maquete das futuras instalações e de um passeio pelo píer do porto.   
A ampliação da Faetec, que já vem atendendo ao município de São João da Barra, desde 2004, é um desdobramento de uma reunião entre o governador Sérgio Cabral e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, com a prefeita Carla Machado, no Rio, com vistas aos investimentos iniciais de quase 5 bilhões de reais, feitos pela grupo empresarial LLX, de propriedade do empresário Eike Batista, na região. A previsão é que o empreendimento venha gerar mais de 70 mil empregos na área da construção civil, mineração, siderurgia, construção naval e atividades portuárias. E segundo levantamentos iniciais, o Norte Fluminense vai precisar contratar mais de 21 mil trabalhadores especializados, até 2013.  
Na delegação da Faetec, participaram também diretores da Escola Técnica Estadual (ETE) João Barcelos Martins, dos CVTs de Solda e Cerâmica, dos Ceteps de Campos e São João da Barra, do Colégio Agrícola Antônio Sarlo, do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert(Isepam) e do Instituto Superior Tecnológico (IST).
 ...Sec. Ciência e Tecnologia / Portal Gov. Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.