CARE realiza oficinas para vítimas de enchentes

A época dos temporais de verão já passou e muitos já se esqueceram do sofrimento de milhares de famílias do Rio de Janeiro com as enchentes e deslizamentos de morros, que mataram mais de 900 pessoas. Para a CARE Brasil, os esforços na área não devem se limitar apenas às doações emergenciais. Por este motivo, a ONG iniciou uma nova fase em seu projeto “Somando Forças com a Região Serrana”, a fim de apoiar a reconstrução da vida dos atingidos pela tragédia de janeiro.


Atualmente, a equipe da ONG visita abrigos para realizar oficinas e diálogos temáticos com os sobreviventes, além de entregar kits com roupas de cama e banho. Essas visitas acontecerão até 12 de junho em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, abordando temas como cuidados preventivos da saúde – com ênfase em higiene pessoal e limpeza; direitos humanitários, cidadania, restauração da esperança, entre outros.

Nos próximos dias 21 e 22 (sábado e domingo), Teresópolis terá quatro dessas oficinas e distribuição de kits para atender as vítimas do Imbuí, Holiday, Fazenda Alpina, Arrieiro, Santa Rita, Bonsucesso, Vieira, Fisher, Poço dos Peixes, Três Córregos, Pessegueiro, Cruzeiro, Providência, Ponte Nova e adjacências.

A CARE Brasil planeja distribuir 1,5 mil kits para cerca de 6 mil pessoas. As famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica foram cadastradas previamente, de forma a prover um melhor controle social dos benefícios.

A estratégia da CARE Brasil também envolve uma parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em abril, o instituto começou a coletar dados sobre a região serrana, levantando informações sobre desastres anteriores, planos e documentos do setor público. O objetivo é realizar um diagnóstico para avaliar e identificar ações prioritárias para ampliar a capacidade de prevenção de risco a curto, médio e longo prazos desses locais. Posteriormente, essa análise será apresentada para debate público.
...
O Diário de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.