Rio inicia transferência de presos de carceragens de delegacias

O governo do Estado do Rio de Janeiro inicia este mês a transferência de presos que estão em delegacias da Polícia Civil, com o objetivo de extinguir de forma gradual as celas para os presos temporários nas unidades da Polinter.


Ainda em fevereiro, um terço dos 3.000 presos em delegacias serão levados para duas novas casas de custódia, que serão inauguradas no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, com capacidade para mil presos.

A previsão é de que outros 500 internos sejam levados até junho para uma unidade em Magé, na Baixada Fluminense. E em dezembro, outros 1,.500 irão para São Gonçalo e Região dos Lagos.

Para o ano que vem, a expectativa é a criação de mais 3.000 vagas em todo o Estado. Segundo o governo, as carceragens em delegacias devem ser extintas até junho de 2012.

A intenção é garantir custódia adequada aos detentos e deixar mais agentes disponíveis para investigação policial.

"O Rio de Janeiro quer ser o primeiro estado do Brasil a não custodiar presos em delegacias de polícia. Policial civil não foi treinado para cuidar de preso, mas para investigar. Com isso, teremos mais policiais dedicados ao combate à criminalidade", disse o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio, o projeto do governador Sérgio Cabral (PMDB) teve início no ano passado com a liberação de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção das casas de custódia.

O Ministério Público acompanha o processo de transferência dos presos de delegacias e, em reunião com o governo nesta quarta-feira (4), tratou de perspectivas para a área de execução penal no Estado.

"O Ministério Público está satisfeito com a iniciativa, pois presos provisórios não devem ficar em delegacias, mas em casas de custódia, como determina a lei", disse o procurador-geral de Justiça do Estado, Cláudio Lopes.

Participaram de encontro, o procurador-geral, Fichtner e os secretários de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e de Administração Penitenciária, coronel Cesar Rubens Monteiro de Carvalho.
...
Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.