Queimadas assustam moradores e turistas em Arraial do Cabo

Dois grandes incêndios assustaram moradores e turistas de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do estado, na última semana.
Desde a última terça-feira (25), queimadas atingem a mata litorânea na Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba. No domingo (30), foi a vez do Pontal do Atalaia ser afetado pelas chamas. A falta de um grupamento do Corpo de Bombeiros na cidade agrava ainda mais o problema. Equipes precisam se deslocar de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, quando solicitadas pelos moradores para combater os incêndios.

As chamas, cada vez mais frequentes, vêm afugentando as aves e prejudicando os pescadores.
"Muitos animais silvestres da região sofrem com os incêndios. Aves como o carcará e algumas espécies de corujas e de lagartos têm aparecido mortos em Massambaba. No Pontal do Atalaia, os barcos e as casas onde os pescadores guardam as redes foram ameaçados pelas chamas", relatou o leitor.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Cabo Frio, a criação de quartéis é decidida com base em estudos estratégicos, que consideram aspectos técnicos como a população local e a demanda de casos. Durante o verão, os agentes recebem cerca de dois chamados por dia para apagar incêndios em vegetação litorânea na cidade, segundo a corporação. Na última semana, foram mais de cinco chamados apenas para a região de Massambaba, cuja destruição causada pelo fogo chegou a uma área maior do que 12 mil metros quadrados de mata.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou que um grupo da APA de Massambaba sobrevoou a reserva e identificou a área atingida. Segundo o Inea, uma brigada de incêndio foi enviada para o local. A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que enviará uma equipe para o local para averiguar a situação no Pontal do Atalaia.
Durante a alta temporada, hotéis e pousadas da cidade ficam lotados, gerando engarrafamentos nas estradas sobrecarregadas. Para evitar a demora no atendimento, o 18º Batalhão dos Bombeiros de Cabo Frio destacou uma viatura multifuncional de emergência (que conta com um pequeno reservatório de água e equipamentos de socorro) para Arraial do Cabo. O veículo fica de prontidão das 8 às 18h, diariamente. Quando os casos são graves, um caminhão é enviado para a cidade. Os bombeiros informaram ainda que fazem trabalhos de prevenção junto aos moradores para evitar acidentes em razão da queimada de lixo e de pontas de cigarro.
___
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.