Prefeitura de Petrópolis entrega casas para as vítimas da chuva. Mas para as vítimas de 2002.

No conjunto habitacional Augusto Ângelo Zanata, no bairro Carangola, estão instaladas 54 famílias. 

Todas vítimas das chuvas fortes que tiveram suas residências destruídas.  As casas foram doadas pela prefeitura, e foram construídas com verba estadual e municipal. 

Mas essas casas não foram entregues para as vítimas da última tragédia que arruinou a vida de milhares de pessoas na Região Serrana do Rio. As residências já estão prontas há mais de quatro anos e só agora foram destinadas aos desabrigados da chuva de 2002. 

As casas têm uma cozinha e a sala conjugada, o banheiro e um quarto, com espaço para construção de mais um cômodo.  A fila de espera por uma casa popular em Petrópolis é grande e aumentou com a tragédia de janeiro, no Vale do Cuiabá. As novas casas vão ser entregues a quem espera há mais tempo, vítimas de chuvas de verões passados.

Pelo que exatamente vamos chorar e rezar? Pelos que já morreram? Pelos desabrigados desde 2002? Ou pelos desabrigados de 2011? Essas pessoas tiveram sua vida e seus pertences literalmente arrastados pela lama. Nossas autoridades não foram capazes nem sequer de dar um alerta!

Pessoas reais como nós tiveram que jogar balde de água em corpos nas ruas para reconhecer parentes. Outros tiveram que reconhecer familiares por fotografias do IML. Enterros coletivos foram a cerimônia de despedida de centenas. Mais de 400 ainda estão desaparecidos, talvez apodrecendo embaixo de lama, sem ter direito a um enterro digno.

As autoridades de Petrópolis deveriam sentir vergonha de divulgar uma nota dessas. Demoraram mais de 8 anos para devolver uma casa aos desabrigados. Obras feitas com dinheiro público e dispensa de licitação, devido à decretação de Estado de Calamidade Pública.  

Só de escrever sobre o assunto sinto vergonha. 

Precisamos aprender, com urgência, a escolher melhor nossos líderes!
___
Luiz Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.