Mídias Sociais estão em alta na hora de procurar uma oportunidade de trabalho

Pesquisa do IPOBE diz que brasileiros são maioria nas comunidades virtuais, e não estão perdendo tempo. Muitos aproveitam interação e abrangência para conseguir uma boa oportunidade de trabalho.

Os últimos dados divulgados pelo IBOPE revelam que o número de brasileiros na internet cresce cada vez mais. Na pesquisa mais recente o Brasil mostrou ter a maior penetração nas Mídias Sociais do mundo, com 85,6% dos internautas ativos, bem acima da Itália, segunda colocada.
Com a facilidade de conexão através de celulares e outros aplicativos móveis, os brasileiros tem passado, em média, 5 horas e 2 minutos conectados à essas mídias. Com tanto tempo navegando, muitos aproveitam para procurar emprego.


Aos 29 anos, Piero Rocha está acostumado a procurar por vagas pela a internet. O estudante e designer diz ,que antes de tudo, traça as prioridades como cargo, salário e distância.


“Depois disso eu procuro RHs pela internet, busco as grandes empresas e algumas que tem, nos próprios sites, o link de 'Trabalhe Conosco', diz.


Através da internet Piero consegue procurar oportunidades na capital ou em outras cidades. Em comunidades do Orkut ou em páginas do Facebook membros postam tópicos de discussão com dicas e processos seletivos. 


No Twitter, o jovem acompanha divulgação de vagas em tempo real. Usuários como @Portal_empregos, @curriculum_rj e @ciadetalentos “twittam” diáriamente dezenas de processos seletivos, programas de estágio e trainees, além de dicas para quem está tentando entrar no mercado de trabalho.


“Quando acesso a rede, vou passando de uma comunidade para outra, e encontrando perfis diferentes no Twitter, assim vou aumentando meu radar de busca. Mas não utilizo só a web, pois acredito ainda mais no poder da rede de amigos, o Networking (termo em inglês para rede de contatos profissionais) . Com ele é possível ter um desenvolvimento garantido com o entrevistador, pois conhecendo alguém que te conhece, ele já tem pré conhecimento sobre você”, explica Piero, que navegando nas redes acabou desenvolvendo um talento.


Facilidades


Priscila Ferreira, consultora e especialista em Recursos Humanos pelo COPPEAD/UFRJ, aprova a evolução nos processos seletivos via internet. Ela diz que receber um currículo por e-mail é mais prático, atualizado e não gera volume de papel. Através do contato online a empresa consegue manter os dados do candidato arquivado.


As empresas também estão na rede


Não só os canditados navegam pelas Mídias Sociais. As empresas que contratam também estão de olho nos perfis dos usuários. Tem muita empresa que que possui “olheiros” para descobrir profissionais nas redes e oferecer uma oportunidade. Não há muito problema em participar de comunidades que indicam que você não “Gosta de acordar cedo”, por exemplo. Mas é importante fazer parte de comunidades e forúns com discussões e conteúdos relevantes. Isso demostra que você está na rede para se divertir mas que também está em busca de desenvolvimento profissional.


Comportamento na rede


Através das publicações em suas contas é possível traçar um pouco do seu perfil. Por isso, é importante ser comedido nas suas publicações. Mesmo que esteja em busca de uma nova oportunidade, é importante não falar mal do seu atual emprego na rede, por exemplo. Seu futuro chefe pode ver e não gostar desse comportamento. 


Rede Social específica para buscar oportunidades


Não só através das mídias sociais tradicionais é possível encontrar emprego. Atualmente existe uma mídia desenvolvida com exclusividade para a construção de uma rede entre profissionais. Ela é simples e funciona como as outras, mas ao invés de ter "amigos", você terá contatos profissionais. O nome dessa rede é LinkedIn, para conhecer mais, clique aqui!


Comece a seguir os empregadores dos seus sonhos!


Mais de um milhão de empresas estão no LinkedIn. Quando você "segue" uma companhia, recebe informações sobre novas contratações, novas saídas e promoções, além de abertura de vagas postadas. Trata-se de uma forma simples de se obter notícias em relação aos tipos de profissionais que uma empresa está contratando e se ela planeja estruturar um departamento específico, por exemplo. 


Tentar contato com pessoas -chave faz com que suas chances de recolocação profissional sejam ainda maiores. No LinkedIn, você pode buscar encontrar o contato desejado por meio de uma variedade de filtros, como "Cargo", "Empresa", "Setores" e até mesmo "Localidade".
___
In 360
...
Acompanhe a atualização das matérias do Gente Atual no Twitter: @genteatual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.