Estado não terá mais presos em carceragem até fim do ano


Agora há pouco, minutos antes da inauguração da 31º Delegacia de Polícia, em Ricardo de Albuquerque, pelo governador Sérgio Cabral, o coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos, informou que, até o fim do ano, não existirão mais presos fora de casas de custódia em todo o Estado.

No momento, são cerca de 3.300 presos em 12 bases da Polinter que aguardam uma transferência. Com a extinção das carceragens nas delegacias, esses condenados dependem da construção de novas casas de custódia para que o problema seja resolvido.
De acordo com César, o programa já construiu e entregou duas casas de custódia no Complexo Penitenciário de Bangu, que absorverão 1.100 condenados. Uma outra está sendo construída no Complexo Penitenciário de Magé, com previsão de conclusão para maio e para onde irão 520 presos. Duas outras obras estão em licitação, para que sejam erguidas penitenciárias em São Gonçalo, cada uma com capacidade para 520 presos. Mais uma será construída em Resende, com capacidade para 300 presos, e outra. em Rio Claro, com a mesma capacidade, além de mais uma em Araruama,esta para 500 condenados.
- Todas estarão prontas até o fim do ano. O que significa que, até lá, o Estado não terá mais nenhum preso em carceragem – afirmou o coordenador do Programa Delegacia Legal.
César destacou ainda que o município do Rio de Janeiro é a única capital do Brasil que não tem mais presos em delegacias. Ele também informou que faltam apenas cinco unidades para que o Programa Delegacia Legal seja concluído no Rio. São elas: Vicente de Carvalho; Pavuna; Madureira; Praça Mauá e Centro. As três primeiras estão em obras e devem ser entregues em maio.
As próximas delegacias do programa a serem inauguradas, na próxima sexta-feira, ficam em São João da Barra e Arraial do Cabo. Após essas duas inaugurações, faltarão 29 unidades em todo o Estado para zerar o Programa.
Hoje, o governador inaugura a instalação da 31ª Delegacia de Polícia, a 121ª do Programa Delegacia Legal. A unidade policial fica na Av. Marechal Alencastro, s/nº, ao lado da UPA de Ricardo de Albuquerque.
A delegacia tem área total construída de mais de 500m², distribuída em dois pavimentos. A unidade terá computadores conectados à central de dados do Programa Delegacia Legal. No prédio, há acomodações para o setor de investigação, sala de escuta, duas salas de custódia, sala de repouso e também adaptações para portadores de deficiências.
Universitários da área de Serviço Social e Psicologia, com experiência em relacionamento com o público, trabalharão como atendentes.
___
O Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.