Após chuvas, Cabral decreta emergência em 8 cidades do Rio


Após as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no mês passado, o governador Sérgio Cabral homologou a situação de emergência em oito cidades que registraram estragos causados pelas enxurradas e deslizamentos de terra. O decreto foi publicado na edição de terça-feira do Diário Oficial.

Na relação estão as cidades de Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sapucaia, na região serrana; Italva e Cambuci, no noroeste; São Fidélis, no norte; e Trajano de Moraes e Macuco, nas baixadas litorâneas. Com o decreto, ficam dispensados de licitação todos os contratos que tenham por finalidade a realização de obras e aquisição de materiais necessários para recuperar os locais atingidos, desde que sejam concluídos em 180 dias.
No mês de janeiro, o governador já havia decretado estado de calamidade pública nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal, na região serrana do Estado. As sete cidades foram as mais atingidas pelas chuvas e até esta quarta-feira registravam 869 mortos, segundo último balanço da Polícia Civil.
Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

___
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.