Rio das Ostras terá 95% de sua área urbana atendida por uma rede de abastecimento de água no próximo ano. Com a primeira obra da Cedae na região, o sistema de água tratada será praticamente duplicado, beneficiando 85 mil moradores.
As comunidades Atlântica, Âncora, Bosque da Praia, Enseada das Gaivotas, Terra Firme e Bela Vista, que correspondem a 20% da cidade, finalmente terão fornecimento de água encanada. Segundo o secretário municipal de Obras, Nilton da Costa, só faltará levar o serviço aos loteamentos Costazul e Colinas.
Com as intervenções na rede, iniciadas no último dia 12 de novembro, a captação vai passar de 300 para 500 litros por segundo. A obra, orçada em R$ 10 milhões, também inclui melhorias na estação de tratamento, localizada em Casimiro de Abreu.
A primeira fase acontece no bairro de Palmital, em Rio das Ostras, onde operários já começaram a assentar os 3,2 mil metros de tubos que chegarão ao Morro de São João. Lá ficam três reservatórios: um abastece Casimiro e os outros dois, Rio das Ostras.
— As adutoras ligadas aos reservatórios levam água ao Centro num dia e, no outro, à área norte. A duplicação delas acabará com o racionamento — diz Costa.
Embora a ampliação tenha término previsto para novembro de 2011, a Cedae quer adiantar os trabalhos na parte de captação (realizada em Macaé) para que as melhorias sejam sentidas já neste verão.
...
O Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.