Turismo de Silva Jardim traz experiências de feira internacional no Rio de Janeiro

Exemplos de iniciativas que deram certo com turismo de aventura e eco-rural em outras cidades, além de vários contatos importantes, são alguns dos resultados trazidos pela equipe da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) de Silva Jardim da “ABAV/2010 – Feira das Américas”, da qual participou dos últimos dias 20 a 22/10, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Segundo a secretária Vera Brito, a participação serviu ainda para que  o grupo fizesse intercâmbio com roteiros e circuitos turísticos, assim como a diversidade cultural de outros municípios.
– Foi a primeira vez que participamos, ficamos no estande da Turisrio como visitantes e não pudemos apresentar nada. Mas na próxima já pretendemos expor alguma coisa do nosso município – diz Vera, acrescentando que mesmo assim valeu muito a pena.
Sobre o turismo de aventura e eco-rural de municípios que têm semelhança com a realidade de Silva Jardim, Vera diz que gostou das experiências apresentadas por estados como Minas Gerais e São Paulo, por exemplo. “Além disso, trouxemos muito material impresso, que nos servirá como apoio em eventuais realizações”, observou. Além da secretária, também participaram o subsecretário, Antônio Henrique; a diretora de turismo, Concelita Damiana; e o coordenador de projetos, Leon Coimbra.
A feira foi realizada juntamente com o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.  O evento reuniu representantes de cerca de 50 países, com 800 empresas expositoras, mais de 300 veículos de comunicação e um público visitante estimado em 24 mil profissionais num ambiente propício para negócios e trocas de experiências.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Faustino Albano Pereira, o congresso e a feira são os principais eventos de turismo das Américas: “trata-se do ponto aonde se reúnem empresários do setor para propor e avaliar diversos temas inerentes ao desenvolvimento do segmento no País. O evento é a porta principal para discussões com entidades congêneres internacionais, além de trocar informações e tendências com abrangência e responsabilidade de âmbito global”, diz ele.
Já o Presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, ressalta que “A ABAV 2010 tem um papel relevante no processo de inovação do turismo nacional, ao aproximar interlocutores de 23 segmentos, reunir expositores e receber milhares de visitantes brasileiros e de diversos países. É um espaço para o intercâmbio de informações, a observação de novos produtos e tendências de mercado e a prospecção de negócios”, observa ele.
...
Fonte: PMSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.