Prefeitura de Macaé anuncia nova via ligando Imboassica a Novo Cavaleiros

Durante encontro, prefeito comenta que busca soluções para dar fluxo ao trânsito na zona sul de Macaé e nos acessos ao município.

O prefeito Riverton Mussi (PMDB) anunciou nesta terça-feira (23) a abertura de uma nova via de transporte urbano ligando os bairros Imboassica e Novo Cavaleiros. Com dois trechos de três quilômetros cada, a nova passagem será uma ecovia e será aberta em paralelo à linha férrea, na margem do Jardim Guanabara. O primeiro trecho vai de Imboassica, nas proximidades de um posto de gasolina, até atrás da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mutum e o segundo, da ETE Mutum até o final da Rua Aristeu Ferreira da Silva, no Novo Cavaleiros.
O objetivo da nova via é dar maior fluxo ao trânsito no trecho. Em uma terceira etapa, vamos ligar até a Linha Verde – afirmou o prefeito. As obras estão previstas para 2011. O anúncio foi feito para representantes de empresas de petróleo e gás, durante reunião no Centro de Treinamento da Varco. O encontro com os representantes das empresas foi realizado para discutir o projeto de implantação de drenagem e esgotamento doméstico do bairro Imboassica, também previsto para o ano que vem.

Segundo Riverton, a obra de drenagem de Imboassica é mais uma ação dentro do Programa Água Limpa, que segue em diversas frentes no município, como na Avenida Evaldo Costa - onde estão sendo instaladas galerias retangulares com largura de seis metros por dois de altura - para acabar com os pontos de alagamento na cidade. “Em Imboassica, a obra de drenagem vai beneficiar tanto as empresas e seus funcionários, quanto os moradores da área, com o aumento da vazão da água pluvial que será registrado após a conclusão da obra”, acrescentou.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, explicou que o projeto de Imboassica é dividido em duas fases: a implantação de três travessias de rede de água pluvial e a drenagem e saneamento do bairro. “Na primeira etapa, serão feitas as três travessias sob a Rodovia Amaral Peixoto, o que ocasionará o desvio do tráfego pelo canteiro central, sinalização de obras e em seguida, recomposição do pavimento da rodovia e da pista lateral”, detalhou.

Na segunda etapa, de acordo com o secretário, estão previstas a elaboração do projeto executivo de drenagem interna do bairro Imboassica, execução da drenagem interna do bairro, da rede coletora e do tronco coletor de esgoto. “As obras de drenagem vão atingir toda a bacia hidrográfica de Imboassica”, citou Campos.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, ressaltou que a obra está alinhada ao projeto do canal extravasor da Lagoa de Imboassica. “O canal extravasor é importante para todo o sistema de drenagem ao redor da lagoa”, frisou. O prefeito informou que o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) licitou a obra, que deve começar assim que a ordem de serviço for expedida.

Para dar andamento às obras de drenagem de Imboassica, a prefeitura aguarda licença do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER). Além disso, prefeitura e empresas pedem agilidade às concessionárias de serviços, como Oi, Embratel, Ampla, Cedae e CEG-Rio, para definir as soluções de remanejamento de tubulações e fiações no trecho. 
...
Fonte: PMM
Foto: Robson Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.