Escola de São Pedro da Aldeia é destaque no Projeto Cidade Limpa

A Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, no bairro aldeense Recanto do Sol, foi o grande destaque do Cidade Limpa 2010. A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Alessandra Azevedo Pires, de oito anos, foi premiada com uma bicicleta pela excelente participação na gincana promovida durante o projeto. A escola também foi premiada e a diretora Evana Lucia recebeu uma impressora pela coleta de mais de 20 mil produtos, entre latinhas e garrafas pet, para reciclagem.
            O encerramento do Projeto Cidade Limpa 2010 e a entrega de premiação aconteceram em clima de festa. Vários trabalhos com produtos reciclados das 27 escolas da rede municipal de Ensino de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia foram expostos. Ao ritmo quente do street dance, dois grupos de dança da Escola Municipal aldeense Profa Dulcinda Jotta Mendes se apresentaram com muito estilo e conquistaram os aplausos da platéia.
            O Projeto Cidade Limpa é uma iniciativa da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia. O projeto visa conscientizar a população sobre a importância do tratamento adequado do lixo e, assim, reduzir seu acúmulo para combater a proliferação de urubus na Região dos Lagos. A iniciativa surgiu justamente para evitar que as aves colidam com as aeronaves e provoquem acidentes.
Este ano, a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio também abraçou a causa. De acordo com o coordenador do projeto, Capitão de Corveta Hermano Emmanuel Gouvêa, a ideia é ampliar o Cidade Limpa nos próximos anos.
 – “Nosso foco principal é evitar acidentes aéreos e não é apenas São Pedro da Aldeia que corre esse risco. Cabo Frio e Búzios também têm aeroportos e precisam se preocupar com essa situação. Como entendemos que é na Educação que está o melhor trabalho a ser feito em termos de prevenção, queremos ampliar esse projeto até os próximos cinco anos. Além disso, o Cidade Limpa também contribui para a Educação Ambiental e, consequentemente, para a preservação do Meio Ambiente”, conclui. 
            De acordo com a coordenadora de projetos de São Pedro da Aldeia, Luiza Mendes, a Secretaria de Educação já está engajada nessa luta desde quando o projeto começou no ano passado e as escolas aldeenses participam ativamente com projetos paralelos.
– “Nós temos também o Horto-Escola-Artesanal que já faz esse trabalho de conscientização de alunos e comunidade sobre a importância de cuidar da natureza. Além disso, nós ensinamos a tirar do lixo o sustento das famílias, com oficinas de reciclagem. Nós temos cursos, por exemplo, que ensinam a transformar óleo usado de cozinha em sabão, a transformar jornais velhos em trabalhos artesanais belíssimos, entre diversos outros. Sem falar dos diversos projetos de Educação Ambiental que acontecem nas escolas municipais durante todo o ano letivo”, explica.
...
Fonte: Ascom PMSPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.