Programa de Saúde de Rio das Ostras promove autoestima depois dos 40

Preservar a autonomia e a independência funcional das pessoas idosas é um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com essa política, a Prefeitura de Rio das Ostras implantou o Programa de Saúde do Idoso, para cuidar das pessoas a partir dos 40 anos, promovendo diversas atividades.

O primeiro grupo – Vitalidade – fundado há pouco mais de um mês no PSF do Âncora, conta com 30 integrantes que se reúnem todas as quintas-feiras, às 8h. Além da inclusão social, a equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico e agentes comunitários promove atividades físicas e realiza avaliação física.

- Toda semana verificamos a pressão arterial, de 15 em 15 dias medimos a glicose, fazemos avaliação,alongamento, caminhadas, promovemos palestras e a Oficina da Memória, que é a atividade que eles mais gostam, disse a enfermeira Cristiane.

A Oficina de Memória é uma estratégia utilizada no Programa de Saúde do Idoso para estimular a memória, e assim melhorar a capacidade de atenção e concentração. O estímulo do cérebro acontece por meio de atividades específicas, jogos, músicas e exercícios.
- O envelhecimento é um processo natural que ocorre durante toda a vida, e todos nós precisamos nos preocupar com isso, explica Drª. Jane Teixeira, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso.

Além dessas atividades, todos os participantes do Grupo Vitalidade passam por uma avaliação geriátrica onde os médicos fazem testes como mini exame de estado mental, testes de equilíbrio e marcha, e avaliação da escala de atividades básicas da vida diária. 
Maria da Conceição Coutinho, de 54 anos e Zenilda Felix de Almeida, de 68, moradoras do Âncora, foram as primeiras a aderir ao Grupo e gostam tanto, que já sugeriram que os encontros aconteçam mais vezes por semana.

- É ótimo. A gente se encontra, conversa, cuida da saúde e previne doenças como hipertensão e Alzeimer. Gosto de tudo, mas o mais animado são as músicas e os jogos para memória, disse Dona Maria.

A expectativa é abrir, em um mês, um novo núcleo do Programa de Saúde do Idoso em Cantagalo, zona rural do município.
Fonte: Secom PMRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.