Festa Portuguesa em Cabo Frio traz novidades na sexta edição

O evento deve atrair mais de 200 mil pessoas entre os dias 8 e 17 de outubro.
A Festa Portuguesa em Cabo Frio entrará em sua sexta edição unindo as culturas brasileira e portuguesa no município que é a sétima cidade mais antiga do Brasil, com fortes indícios da arquitetura portuguesa e da tradição das famílias lusitanas. O evento, que acontece de 8 a 17 de outubro, vai reunir música, dança, obras de arte, artesanato, festival gastronômico e um festival literário.

Para integrar Brasil e Portugal, flâmulas serão espalhadas pelas ruas e em monumentos históricos. Além disso, haverá um festival gastronômico com cerca de 20 restaurantes participantes e pratos elaborados com o melhor da cozinha portuguesa: bolinhos de bacalhau, sopas e vinho podem ser encontrados na Vila Portuguesa, montada ao longo da Orla Scliar, e nos barcos-adega, atracados no Canal do Itajuru. A vila, decorada com azulejos e adornos típicos de Portugal, também oferecerá ao visitante artesanato e lembranças alusivas ao evento.

O palco principal da festa, montado no Boulevard, receberá atrações diversas, dentre elas Michael Sullivan, Alex Cohen, Milton Guedes, Zé da Velha e Silvério Pontes e o grupo Sururu na Roda, da nova geração do samba de roda. Representando a música lusitana estão o cantor Mário Simões e a fadista Hélia Costa.

Já no festival literário, com o tema “Memória e Identidade”, contará na abertura, dia 8 de outubro, com Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808” e do recém-lançado “1822”, livros que narram a história da corte portuguesa no Brasil. Outra atração é o jornalista e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) Carlos Heitor Cony. Formam ainda o grupo de palestrantes Nei Lopes, compositor de música popular, escritor e pesquisador sistemático das culturas africanas que terá como tema de sua palestra a “Língua Portuguesa na África” e Sérgio Nogueira (UFRGS), consultor de português do jornalismo da TV Globo.

A expectativa é que a Festa Portuguesa reúna mais de 200 mil pessoas na cidade, em seu primeiro final de semana, que vai de 8 a 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.

O evento segue até o domingo, dia 17, em meio às atrações culturais e delícias da ligação Brasil-Portugal. A Festa Portuguesa em Cabo Frio é uma realização da Prefeitura, através das secretarias de Turismo e Cultura, conta com o apoio da Prolagos, do SEBRAE/RJ, da CCR Via Lagos, da TurisRio, da Auto-Viação 1001, da Beirão e da Millennium Distribuidora. A organização é da Tropic Produções.
Fonte: Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.