Chef de Rio das Ostras participa do Festival Gastronômico de Pernambuco

O chef Pedro Rodrigues, do Bartrô Bar e Bistrô de Rio das Ostras/RJ, levará pratos premiados para a Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha/PE, a partir do dia 14 de outubro, na nona edição do Festival Gastronômico de Pernambuco.

O Festival tornou-se um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Título mais do que justo para um estado que já é o terceiro pólo gastronômico brasileiro e o primeiro das regiões Norte e Nordeste. Esta é a segunda participação de Pedro Rodrigues no Festival e desta vez, vai dividir a cozinha com Zé Maria Sultanum, proprietário da melhor pousada do país pelo sexto ano consecutivo, eleita pela Revista Viagem e Turismo.

Pedro Rodrigues elaborou um cardápio bem de acordo com o tema do Festival desse ano – Gastronomia por um Mundo Melhor. De entrada, camarão VM com musseline de mandioquinha e azeite de ervas, uma fusão de sabores e culturas. O prato principal será o Bali RO – prato vencedor do concurso gastronômico de 2007 do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras/RJ, elaborado com pescado do dia, acompanhado de palmito pupunha, molho oriental de tamarindo e farofinha crocante. Para finalizar o menu, a sobremesa será um panaché de frutas da Ilha com especiarias e sorvete local.

- Quis levar para o paraíso ecológico de Fernando de Noronha a simplicidade de receitas que misturam alimentos frescos, muitos sabores e forma de preparo saudável. A sobremesa será decidida na hora, já sei que temos carambola, pitanga, maracujá, abacaxi etc. Iremos criar, improvisar, tudo dentro da filosofia proposta pela organização do Festival, que há anos também é a proposta do Zé Maria. Os frutos do mar serão pescados no dia e o palmito pupunha respeita um plano de manejo na agricultura, é produzido na nossa região de maneira sustentável e leva um aspecto carioca à receita, explicou Pedro.

O convite para participar do Festival de Pernambuco, no evento “Recife Bom de Garfo”, veio por meio da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), entidade que o Bartrô Bar e Bistrô de Rio das Ostras faz parte há dois anos.

Ao todo são 30 restaurantes participantes e mais de 70 chefs envolvidos no Festival, que acontece em Recife, Olinda e em um único local em Fernando de Noronha, onde Pedro Rodrigues comandará a cozinha até dia 16.

Festival de Rio das Ostras - Chegando de Pernambuco, Pedro Rodrigues, junto a sua equipe, dará os retoques finais nos preparativos para o Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras/RJ, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro. Nesta edição, o Bartrô Bar e Bistrô será restaurante hors-concours e não participará do concurso, mas o chef Pedro Rodrigues estará entre as estrelas da gastronomia brasileira, dando aula nos workshops do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.