Escola em Silva Jardim ganha primeira horta orgânica

Como se alimentar melhor, técnicas de agricultura e participação comunitária. Essas foram as três lições aprendidas pela turma do 5º ano “A” de Escolaridade da E.M. Omar Faria Alfradique,  em Silva Jardim, na última sexta-feira (24), com a implantação do Projeto “Hortas Orgânicas nas Escolas”. Os ensinamentos foram repassados através de uma palestra e uma aula prática no próprio canteiro onde está a horta.

Todo processo foi orientado pelo engenheiro agrônomo do núcleo local da Emater/RJ, Antônio Carlos Vairo dos Santos e pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaap), Rafael Badia que explicaram técnicas de como plantar hortaliças e o valor energético das espécies, participando ainda do plantio em cinco canteiros instalados na escola. Os 29 alunos, da classe do professor Leonardo Viana Braga, ficarão responsáveis pela manutenção da horta, executando tarefas como molhar, limpar e replantar os vegetais.
Ainda na palestra preliminar dentro da sala de aula, o agrônomo explicou que o cultivo e consumo dos vegetais são importantes para uma alimentação saudável e, “quanto mais colorido o prato, mais nutritiva é a comida”. Ele aproveitou para fazer uma ressalva em relação ao tabu de que crianças “não gostam disso ou daquilo sem nunca terem experimentado”. “Os vegetais como o jiló, por exemplo, são ricos em potássio (mesmo nutriente encontrado na água de coco). E que a couve é boa para os ossos, assim como a beterraba contra anemia”. O secretário Rafael Badia falou sobre o funcionamento da secretaria de Agricultura, que apóia e incentiva a realização. “Esta turma é a primeira que faz e toma conta de uma horta, e nossa idéia é implantar em outras unidades”, frisou Rafael.
A diretora do Omar Faria Alfradique, professora Karin Zózimo, acrescentou que a iniciativa faz parte de um projeto pedagógico da escola que visa orientar sobre a relevância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e para uma maior conscientização alimentar das crianças. “Vale ressaltar que isto agora é possível graças a este novo e adequado espaço, propiciado pela ampliação da escola, com o respaldo da secretaria de Agricultura”, complementou ela. O plantio é acompanhado pelo agricultor Francisco, funcionário da Semaap.
Canteiro- Inicialmente, os alunos participaram do plantio de salsa, cebolinha, rúcula e tomatinho, além de couve mineira. Os canteiros são feitos com uma mistura de terra e bagaço seco de cana e utilizam composto orgânico, já que o cultivo é sem agrotóxicos. A fim de diminuir o impacto do sol, o espaço é coberto com uma tela escura. “Não adianta nada a gente trazer hortaliças grandes e bonitas mas cheias de agrotóxicos. É preferível tê-las menores porém, cultivadas aqui e mais saudáveis”, observou Vairo,
Fonte: ASCOM SJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.