Encontro Gastronômico de Quissamã vai até domingo

Evento acontece em Machadinha e na Casa Mato de Pipa
O 1º Encontro Gastronômico de Quissamã, que acontece neste final de semana, tem como objetivo atrair um bom público para provar os pratos locais, com influência francesa e portuguesa. As receitas dos séculos XIX e XX serão realizadas com pratos requintados, na Casa de Artes Machadinha, e com saborosos doces, na Casa Mato de Pipa. Durante três dias, a história e a cultura do município serão contados através da gastronomia.

O encontro também abre espaço para outros aspectos. Com a intenção de atrair turistas pelo sabor, existe um projeto de construção de uma cozinha na Casa Mato de Pipa para fabricação e posterior venda de doces de época.

Pesquisa – O evento começou hoje (sexta-feira, dia 24) e segue até domingo (dia 26 de setembro). Bolos, pudins, tortas, biscoitos caseiros e doces dos séculos passados farão parte da programação de amanhã (sábado, dia 25). Na ocasião, a partir das 17h, na Casa Mato de Pipa, haverá a abertura da exposição “Nossas Doces Receitas”, com dicas e receitas de doces típicos da região, baseada em pesquisa realizada pelos integrantes da Associação dos Amigos da Casa Mato de Pipa (AMAP).

Uma média de 30 cadernos das fazendas centenárias de Quissamã foram pesquisados, com a seleção de cerca de 70 receitas de doces. A exposição será através de painéis espalhados pela Casa, onde estarão destacadas a receita, a autora e as imagens dos doces. O evento destaca 23 senhoras de casarões, doceiras de mão-cheia, donas de algumas das mais deliciosas receitas de doces da região. As cinco receitas mais antigas são da Viscondessa de Araruama (Fazenda Quissamã), com bolos (Bollo e Bollo de Xícara) e pudins (Pudim Assado, Pudim Cozido e Pudim Simples).

Também haverá degustação de variados doces da época, como tronco, presuntinho, bala de ovos, lavínia, napolitanas, pastel de nata, chuvisco, carré, canudinho, teck back (biscoito), torta de nozes, entre outros. O valor da entrada para o evento é de R$ 20.

Durante a pesquisa, algumas receitas curiosas foram encontradas, como o Pudim Amarra Marido, de Maria Izabel Carneiro de Almeida Pereira (Fazenda Santa Francisca). Segundo a Diretora de Cultura e Patrimônio da AMAP, Mariza Magalhães, a receita ainda trazia uma observação, que dizia “quando você terminar, o marido estará amarrado”. “O detalhe é que o bolo é muito gostoso”, garantiu, afirmando que a receita é do início do século XX.

Cozinha - O evento da Casa Mato de Pipa continua no domingo (26), a partir das 12h, quando se pode almoçar Cozido, com degustação da cachaça de Quissamã, ao som de MPB. O valor é de R$ 25.

Na ocasião, também haverá a apresentação do Projeto de Restauração de Uso e Cultura da Casa Mato de Pipa, estruturado pela ONG Instituto Cidade-Viva. “Ainda faltam patrocinadores para o projeto”, afirmou Mariza, destacando que a proposta é restaurar a Casa, com espaços culturais nos cômodos e uma cozinha, onde poderão ser feitos os doces de época. “A intenção é que a Casa Mato de Pipa seja referência na região em doces tradicionais de qualidade”, disse, garantindo que o sabor também pode atrair turistas.

Fonte: NF 10
Foto: Genílson Pessanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.