Inea participa de expedição no Rio São João

Dois técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), participaram da expedição de três dias que percorreu toda a extensão do Rio São João para identificar e propor soluções para os problemas ambientais existentes. Os resultados da expedição, realizada em julho, estão sendo avaliados e reunidos para futura publicação e para subsidiar os estudos a serem realizados pelo Fundo de Gestão e Pesquisa na Bacia do São João, que está em fase de estruturação.
Com 120 quilômetros de extensão, o Rio São João forma uma bacia com cerca de 2,2 mil quilômetros quadrados. A nascente está situada no município de Cachoeiras de Macacu e a foz em Barra de São João. Apesar de sua importância para o abastecimento de água e para os ecossistemas da região, o rio sofre com o desmatamento das matas ciliares, a erosão, o assoreamento e a pesca e caça ilegais.
Todos estes problemas puderam ser constatados de perto pela engenheira Cáren Cristine Pereira, do Serviço de Hidrologia da Diretoria de Licenciamento Ambiental, e pelo assessor José Edson Falcão, da Diretoria de Gestão de Águas e do Território do Inea, que fizeram parte da equipe de 50 especialistas que percorreu o São João. A engenheira, que participou pela primeira vez de uma expedição do gênero, destacou a importância de ver de perto a degradação causada pela ação humana no rio, cujos trechos mais preservados situam-se perto da nascente e dentro dos limites da Reserva Biológica de Poço das Antas.
- No último trecho da viagem, nós pudemos acompanhar a apreensão, pelo ICMBio, de material utilizado para a caça e pesca ilegais, como canoas e redes. Foi um exemplo do grande número de problemas verificados ao longo de quase toda a extensão do rio – contou Cáren.
O Rio São João foi retificado em alguns trechos, na década de 70, para que a região pudesse ser aproveitada para a agricultura e para a drenagem mais rápida de áreas alagadas que serviam de criadouro de mosquitos transmissores de doenças. Com a retificação, houve alterações significativas no regime hidráulico do rio, diminuindo a velocidade nos braços dos trechos naturais e aumentando o tempo de permanência das águas nos mesmos. Atualmente, está sendo estudada pelo Inea a possibilidade de renaturalização do Rio São João para a volta ao curso original.
Os pesquisadores fizeram o trajeto em pequenas embarcações. No primeiro dia, foi constatada boa qualidade da água e vegetação relativamente preservada. Os problemas começaram a ficar mais evidentes ao longo do segundo dia da expedição: destruição da mata ciliar, assoreamento do Reservatório de Juturnaíba, desmatamento para formação de pastos e antigos areais abandonados. No terceiro dia os pesquisadores, além destes problemas, também verificaram a crescente ocupação das margens e a presença de caçadores e pescadores ilegais.
Na avaliação da expedição, os pesquisadores concluíram que, entre as principais medidas a serem propostas para a recuperação ambiental do rio, estão o reflorestamento, principalmente da faixa marginal de proteção; o monitoramento ambiental; fiscalização; programas para melhoramento das práticas pecuárias; o pagamento por serviços ambientais; a realização de estudos com simulação hidrossedimentológica; e a discussão sobre a renaturalização do rio. Os resultados serão reunidos em um estudo e também está prevista a realização de um documentário. O material também servirá para subsidiar os projetos e estudos para a melhoria da gestão da bacia do São João. A expedição foi organizada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio), contando com o apoio da SEA/Inea, do Comitê de Bacia Lagos São João, da WWF Brasil, do Governo estadual, da Secretaria do Ambiente, da Associação Mico-Leão Dourado, Valor Natural, UFRJ, UFF, SOS mata Atlântica, Fiocruz, Conservação Internacional Brasil, Canoar, Funasa, Critical Ecosystem, Conservation Foundation e Prefeituras Municipais de Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Cabo Frio.
Fonte: JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.