A prefeitura de Silva Jardim aderiu, voluntariamente, ao Protocolo Brasília. Trata-se de um documento público de intenção para adoção de formatos abertos de documentos. A adesão aconteceu na última terça-feira, 17, durante o 2º Encontro dos Signatários do Protocolo Brasília, no Palácio Itamaraty. O município de Silva Jardim foi a primeira cidade no Estado do Rio de Janeiro a aderir ao Protocolo.
Segundo o servidor Marcelo Massao, representando o prefeito Marcello Zelão, além de Silva Jardim, apenas os municípios de Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul) e Nova Aurora (Paraná) já aderiram ao protocolo.
O convite para a assinatura foi feito pela vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal (CEF), Clarice Coppetti. Um dos motivos que assegurou o convite ao Protocolo, segundo Massao, está no fato da prefeitura utilizar o formato BrOffice.org há muito tempo, desde 2003, o que proporcionou uma economia de, aproximadamente, R$ 250 mil.
Segundo Massao, Silva Jardim já atende 90% do estabelecido no Protocolo Brasília. Como a utilização do formato ODF para criação, troca e armazenamento de documentos editáveis de escritório (documentos eletrônicos) gerados pela entidade; a utilização do mesmo formato para documentos disponibilizados para a sociedade, assim como a troca de documentos editáveis também com as demais entidades que assinam o protocolo através do formato ODF.
Massao lembra, ainda, que a adesão ao formato aberto, proporciona uma independência tecnológica em relação à utilização de documentos editáveis de escritório que são tipicamente textos, planilhas e apresentações.
Também esteve presente à cerimônia em Brasília, o subsecretário de Agricultura, Dhyego Henrique Domingos de Amorim.
Fonte: Br Office
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.