Meio Ambiente em Casimiro: investimentos somam cerca de meio milhão

Ações corretivas dos passivos (prejuízos) ambientais existentes no município.
Esse foi o foco da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nesse 1º semestre de 2010.
Além das ações corretivas, a SEMMADS se dedica a efetiva implantação de áreas verdes no município.
“Os passivos ambientais são o resultado do descuido com o meio ambiente que predominou no município durante muito tempo, tanto por parte da iniciativa pública quanto privada”, afirmou a secretária Denise Rambaldi.
Dentro do pacote de investimentos para zerar as multas, a Prefeitura aplicou R$370 mil reais no Praião em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu e R$72 mil reais no cemitério municipal. Outros passivos existentes no município estão em pauta para regularização.
“A usina de reciclagem de lixo do Ribeirão funcionou por um tempo sob licença ambiental, mas depois de vencida a licença não foi renovada. Há três anos a usina foi multada. Hoje o governo negocia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal”, explicou Denise, completando que o município se compromete a adequar e licenciar a usina para que funcione como unidade de reciclagem e transbordo para aterro regional.
Em Casimiro de Abreu existem áreas que foram irregularmente utilizadas para a extração mineral e outras atividades sem o devido licenciamento ambiental. “Áreas foram degradadas sendo utilizadas até como matadouro clandestino. Vamos trabalhar na restauração e recomposição desses espaços. Esses projetos de recuperação estão sendo analisados e licenciados pelos órgãos ambientais competentes”, declarou Rambaldi.
Além dessas regularizações, o município está promovendo o compartilhamento das torres de telefonia móvel, negociando o saneamento básico do Canal de Medeiros e implantando áreas verdes como o Parque Natural Municipal do Córrego da Luz.
Fonte: R. Ostras Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.