Manchas de óleo chegam a Região dos Lagos e Inea aciona plano de emergência

Praia do Forte, em Cabo Frio, foi uma das mais atingidas pelas manchas. Foto de divulgação/ Ernesto Galiotto. Técnicos da equipe de emergência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão sobrevoando a Região dos Lagos, de Saquarema a Búzios, para identificar a dimensão do vazamento de óleo que atingiu várias praias neste domingo. Segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino, a situação é preocupante.

-- Depois do voo teremos a real dimensão do problema, em terra e no mar. Há a possibilidade, inclusive, de usarmos bóias de contenção nas áreas mais sensíveis -- disse Firmino.

As borras de óleo chegaram, na manhã desta segunda-feira, na areia da Praia de José Gonçalves, em Búzios. O prefeito da cidade, Mirinho Braga, está indo para o local acompanhar o trabalho dos técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente. Ele também está tentando acionar o Instituto Estadual do Ambiente para cobrar providências:

-- Através de análises, é possível identificar a origem do óleo. O mais provável é que a poluição tenha sido causada por navios que lavam seus cascos no nosso litoral. De qualquer forma, é necessário que os responsáveis sejam punidos exemplarmente porque o crime ambiental causa um prejuízo enorme à nossa região, que vive do turismo -- defendeu o prefeito.

Técnicos da equipe de emergência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão sobrevoando a Região dos Lagos, de Saquarema a Búzios, para identificar a dimensão do vazamento de óleo que atingiu várias praias neste domingo. Segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino, a situação é preocupante:

- Depois do voo teremos a real dimensão do problema, em terra e no mar. Há a possibilidade, inclusive, de usarmos bóias de contenção nas áreas mais sensíveis - disse Firmino.

Equipes da Petrobras chegaram há pouco na Praia do Forte, em Cabo Frio. Há vestígios da poluição ambiental também nas praias do Foguete, em Cabo Frio, e na Prainha, em Arraial do Cabo. O chefe de operações da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio (GMACF), Daniel Gomes, acionou equipes da GHMACF para fazer uma vistoria em todas as praias para tentar identificar a origem da poluição.

Mancha de óleo em Cabo Frio / Foto: reprodução TV Globo

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Pesca, Ricardo Valentim, disse que também mobilizou técnicos para ver a extensão do problema com foco na proteção da pesca, uma das principais atividades econômicas de Cabo Frio.

- O que chegou as praias é um óleo pesado, em forma de borra, uma massa muito compacta. As análises ainda não permitirem identificar os responsáveis pelo crime ambiental - disse Gomes, acrescentando que a Capitania dos Portos de Cabo Frio também está participando da operação.

Nesta manhã, o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, recebeu a informação de que as as borras de óleo chegaram à praia de José Gonçalves. Mas, ele disse há pouco que a poluição não atingiu nenhuma praia do balneário.

 

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.