Macaé larga na frente e ganhará metrô em 2011

Cidade será a primeira do estado a contar com um sistema de metrô de superfície, com 25km de extensão

Divulgação De Princesinha do Atlântico à capital nacional do petróleo, Macaé será a primeira cidade do estado a contar com um sistema de metrô de superfície, um VLT (veículo leve sobre trilhos), previsto para entrar em operação no fim de 2011. A iniciativa em Macaé ocorre anos à frente do Rio, que deverá ganhar um VLT para circular pelo Centro, na segunda fase do projeto Porto Maravilha, a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016. A escolha do operador do serviço carioca será alvo de uma licitação da prefeitura ainda sem data.
O VLT macaense ligará os bairros Lagomar a Imboassica, num total de 25km de extensão. Inicialmente serão construídas seis estações e cada composição terá capacidade para transportar até 660 passageiros por viagem. Inicialmente, o sistema será operado pela Central (antiga Flumitrens), do governo do estado.
Pelos cálculos da prefeitura, o VLT vai beneficiar mais de seis mil pessoas por dia, interligando todo o perímetro urbano da cidade, que sofreu uma explosão demográfica devido à indústria do petróleo. O percurso, de ponta a ponta, hoje é coberto em 70 minutos em ônibus convencionais. Com o VLT, o tempo de viagem cai para meia hora. As composições do VLT vão substituir por hora o equivalente a 8,25 ônibus.
— A ideia é ampliar o projeto, num segundo momento, para um transporte regional integrado por meio da linha férrea, ligando Macaé a Rio das Ostras pelo sul e a Campos, passando por Carapebus e Quissamã, pelo norte — disse o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.
Eixo ferroviário será aproveitado, reduzindo custos
Especialista aponta tendência mundial de opção pelo modelo
Especialista em transporte ferroviário, o engenheiro Albuíno Azeredo afirma que o VLT é o sistema de transportes ideal para cidades de médio porte, como Macaé.
— A cidade fez investimentos na construção de terminais de coletivos, mas o volume de tráfego é muito grande. Macaé tem uma grande vantagem porque já possui um eixo ferroviário natural que será aproveitado pelo VLT, diminuindo custos. A Europa já aderiu ao VLT nas cidades médias e os EUA seguiram o mesmo caminho. O americano gosta muito de pneu, mas se curvou ao VLT — disse ele, um dos técnicos que sugeriram o VLT.
Os trens terão velocidade média de 50km/h e todas as composições contarão com ar condicionado. O prefeito Riverton Mussi assinou contrato com o governo do estado para operacionalizar o meio transporte. Segundo ele, o município já tem a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para executar o projeto, que estará concluído no segundo semestre do ano que vem. A Ferrovia Centro Atlântica (FCA), detentora da concessão da linha férrea, já deu o sinal verde para que o VLT use o seu ramal, que corta Macaé.
O governo do estado, através dos dados fornecidos pela administração municipal, elabora estudo que já indica oito estações no fim do processo, começando com a implantação de cinco, sendo quatro periféricas e uma central, com dois desvios ativos para permitir o cruzamento de trens.
A futura ligação com Campos será facilitada porque já existe um ramal ferroviário de 110 quilômetros, usado apenas para transporte de carga. O prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, acha o projeto viável e lembra que nesta semana a cidade discutiu a revitalização dos antigos ramais de trens para o turismo.
Consultoria urbanística de Jaime Lerner
Apontada como a cidade brasileira com maior crescimento econômico e populacional das duas últimas décadas, Macaé contratou o arquiteto Jaime Lerner para desenvolver o projeto Planejando Macaé. O prefeito Mussi assinou com Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, um contrato de consultoria urbanística.
Lerner diz ver as cidades como um organismo vivo: o remédio, segundo ele, é uma “acupuntura urbanística”, buscando num primeiro momento a mobilidade, que na sequência influenciará a autossustentabilidade e a qualidade de vida de seus habitantes. Hoje, no mundo, há 81 cidades que, de um modo ou de outro, têm intervenções propostas por Lerner, boa parte delas partindo da premissa da mobilidade. Ele considera Macaé, além de um município fotogênico, “algo desafiador”.

 

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.