Concurso Leiteiro em Macaé premia vencedor com uma moto

O concurso começou na quarta-feira (28) e terminou no sábado às 8h.


1280797189 O investimento no aprimoramento genético dos animais, ao longo dos anos, está trazendo resultados positivos para a produção do rebanho leiteiro. O Concurso Leiteiro deste ano, realizado durante a XXXI Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, no Parque de Exposições Latiff Mussi, registrou o maior índice técnico dos últimos sete anos. O concurso começou na quarta-feira (28), com a primeira ordenha às 20h e terminou no sábado às 8h.
Vinte e nove animais participaram da competição que premiou a grande campeã do município, a vaca Clarissa, de propriedade do criador Francisco Lima, com uma nota no valor de R$7,5 mil.
A entrega da premiação das grandes campeãs, até o terceiro lugar, foi realizada neste domingo (1º) no final da manhã. O concurso reúne quatro categorias: novilha (cinco animais), até 25 quilos (onze), de 25 a 35 quilos (nove) e livre (quatro). A vaca Clarissa concorreu na categoria Livre e faturou o prêmio por produzir 130,68 quilos nas seis ordenhas. A Comissão organizadora do Concurso Leiteiro é composta pela Subsecretaria Municipal de Agricultura, pela Emater, Cooperativa de Leite de Macaé (Coapem) e Vita Rio.
- O principal objetivo é fomentar a produção de leite no município, incentivando os produtores a participarem da competição, com premiações em todas as categorias até o terceiro lugar. Agradecemos a todos os produtores que participaram e a comissão organizadora e à comissão organizadora do Concurso. Nesses sete anos do governo do prefeito Riverton Mussi, pudemos incentivar o aprimoramento genético do rebanho leiteiro, o que resultou no maior índice de todos os concursos -, pontua o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César. Há 15 anos o Concurso Leiteiro registrava 16 quilos de leite por ordenha, por animal. Desta vez, a média passou para 44 quilos de leite.
A competição reuniu 29 animais das Raças Mestiça e Holandesa, de produtores de Macaé, Rio das Ostras, Carapebus e Quissamã. A premiação foi apresentada por Marcelo Sarzedas, da Raça Eventos e contou com a participação, além do subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César, que representou o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, do médico-veterinário da Emater-Rio, Joilson Magalhães, de Carlos Henrique Tourinho Furtado, da Cooperativa de Leite de Macaé (Coapem), Sérgio Rodrigo Totino, da Vita Rio, do médico veterinário Alexandre (Batatinha), da subsecretaria de Agricultura.
- O leite arrecadado durante o concurso é doado para a população carente e também vendido pela Vita Rio. A Vita Rio repassa esse dinheiro para a subsecretaria de Agricultura que fará a doação para quatro instituições de caridade de Macaé -, explica o médico-veterinário da subsecretaria de Agricultura, José Carlos C. de Souza que acompanhou todo o Concurso Leiteiro.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.