Hospital de São Vicente foi reinaugurado em Araruama

Reforma e recuperação de cobertura, revisão e recuperação de toda a instalação elétrica, hidráulica e esgoto e acréscimos da cabine de resíduos sólidos e hospitalares, reforma e adequação da lavanderia e Centro de Esterilização de acordo com o Regulamento do Ministério da Saúde (RDC-50) referente a Obras Hospitalares, entre outras coisas. Dessa forma foi reinaugurado o Hospital Municipal Prefeito Armando da Silva Carvalho, em São Vicente de Paulo, 3º distrito de Araruama.

De acordo com o prefeito André Mônica, seu objetivo é fazer com que esse hospital se torne o Hospital Geral para atender toda a população de São Vicente de Paulo. “Em nossas caminhadas sempre digo que São Vicente tem cara de cidade e uma cidade não pode ficar sem um hospital de referência. A notícia pela Vigilância Sanitária de que esse hospital estava em péssimas condições, nos fez tomar a decisão de interditá-lo para, então, transformá-lo no que está hoje. Depois de muito empenho decidimos fazer o que fosse necessário para que o Hospital de São Vicente fosse capaz de cumprir todas as exigências da lei, sem improvisos. Tudo aquilo que eu sonhei para São Vicente começa a acontecer. Estamos construindo uma escola modelo de quase R$ 1 milhão, um Polo de esporte e lazer, com piscina aquecida, ruas pavimentadas, enfim. Araruama recebeu R$ 11,5 milhões do Governo do estado e São Vicente vai receber sua parcela. Está no planejamento a implantação de um Polo Industrial para que as pessoas tenham que cada vez menos sair do distrito para trabalhar, além da continuidade da RJ 140, aproximando, ainda mais, São Vicente das demais cidades da Região dos Lagos. Esse é o nosso momento e essa reinauguração é uma vitória que vai marcar nossa cidade”, disse.

O secretário de Saúde, Marcelo Amaral, falou da importância dessa reinauguração. “Estou muito feliz por fazer parte da realização dessa obra. A reforma e recuperação desse hospital foi nosso grande desafio. Nosso prefeito não mediu esforços para atender a todos os segmentos da cidade e, principalmente, a saúde. Foi graças a esse empenho que recebemos uma emenda federal, o que nos permitiu instalar aqui uma Unidade Intermediária (UI). Nossa saúde tem caminhado em busca daquilo que é essencial. A conquista do Centro de Hemodiálise diminuiu o sofrimento de centenas de famílias; temos também a parceria com o Hospital São Silvestre, que hoje funciona a pleno vapor; a Casa de Caridade, resgatando aquilo que a população precisa; a Referência do Centro de Diagnóstico, prédio do antigo Pronto-Socorro; e, finalmente, a nossa Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, que está conseguindo fazer com que a nossa cidade tenha uma saúde com segurança. Em apenas dois messes de funcionamento a UPA realizou cerca de 16 mil atendimentos. Isso é apenas o começo. O ano de 2009 foi de muitas dificuldades, mas sei que esse governo vai deixar marcado o atendimento em saúde”, afirmou.

Além da reforma da cobertura, com área de 1200m², da revisão e recuperação de toda instalação elétrica, hidráulica e esgoto e dos acréscimos, o hospital constou de obras também no Centro Cirúrgico, com recuperação, reforma, ampliação e adequação da parte de esterilização das duas salas de cirurgia, sala de recuperação pós cirurgia e de todas as instalações de apoio, com pintura, revisão de instalações e equipamentos; Pintura em todo o prédio e anexos (Morgue, Cabine de Esgoto e incêndio, castelo d’água e cabine de energia); Restauração das esquadrias com reposição de ferragens e vidros; Criação do Laboratório Municipal no Hospital com coleta dos pacientes externos e internos; Reforma da Capela; e Colocação de toldo para coleta de sangue. O Hospital oferece, ainda, Emergência (adulto e infantil); Clínica Médica (internação); Cirurgias eletivas (o que foi possível após a reforma); Exames de Alta Complexidade, como endoscopia e colonoscopia; Cirurgias oftálmicas, contempladas com as cirurgias de cataratas; Pediatria, com nove leitos e novas decorações; Enfermaria de Clínica Cirúrgica, com nove leitos; e Enfermaria de Doenças Infecto Parasitária (DIP), com seis leitos.

Também participaram da solenidade o subsecretário de Saúde, José Roberto Dias; o diretor médico do Hospital de São Vicente, Ricardo José dos Santos; o subprefeito de São Vicente, Vanderlei Rodrigues Chaves; a administradora do Hospital, Rosinéa Gonçalves Marinho; o presidente da Câmara, José Domingues Eurico e o vereador Júlio César Coutinho, representando os demais vereadores, além de autoridades municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.