Adolescentes grávidas de Cabo Frio são beneficiadas por projeto

A Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio inaugurou na última sexta-feira uma sala de corte e costura destinada às gestantes adolescentes que procuram o Centro de Saúde Oswaldo Cruz para atendimento pré-natal. O projeto, denominado “Atendimento Materno-infantil”, tem como objetivo acompanhar a mãe adolescente em estado de vulnerabilidade social desde o primeiro mês de gestação até o filho completar um ano de idade.

Segundo a coordenadora do Centro de Acolhida Social, Jeanne Azevedo de Souza, o projeto também garante atendimento obstétrico, ginecológico e pediátrico às grávidas com até 17 anos de idade. As jovens recebem informações sobre parto, primeiros cuidados com o bebê, aleitamento materno, vacinação, direitos do cidadão, planejamento familiar, leis de amparo à mãe trabalhadora e outras orientações para o seu dia a dia.

O projeto pretende atender a 24 gestantes adolescentes em duas consultas quinzenais, pois se trata de um grupo de alto risco, totalizando 576 consultas de obstetrícias e ginecologia e mais 600 consultas anuais para 50 lactantes.

Teresópolis promove Semana Mundial da Amamentação 2010 em agosto

Teresópolis vai realizar, dos dias 2 a 6 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2010. O tema deste ano será “Hospital Amigo da Criança: 10 passos que valem uma vida”. Serão oferecidas diversas atividades nas 20 unidades de saúde do município.

O slogan na cidade é “Amamentação: apenas dez passos para um bom começo de vida”. O objetivo do projeto é a redução da mortalidade infantil no município e a melhoria na saúde das crianças.

A abertura da Semana será realizada no dia 2 de agosto, às 10h, no auditório da Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366 - Tijuca). A campanha será encerrada no dia 6, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 - Várzea).

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma iniciativa da WABA - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. A instituição foi criada em 1992 com o objetivo de promover as metas da Declaração de Innocenti, produzida e adotada por representantes de organizações governamentais, ONGs e defensores da amamentação de países de todo o mundo.

Os materiais informativos da SMAM são traduzidos em 14 idiomas e divulgados em cerca de 120 países. Os objetivos são encorajar e apoiar o planejamento e implementação das políticas de aleitamento materno e estabelecer estratégias de ação para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.