A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai organizar um dia de mobilização simultânea para o combate ao crack em diversas regiões do estado. De acordo com a presidente do colegiado, deputada Claise Maria Zito, as atividades serão realizadas em agosto, principalmente na Baixada Fluminense. “É importante que mais municípios participem, pois uma ação como essa em um único local pode fazer com que os usuários migrem para outros”, afirmou a parlamentar, que, nesta quinta-feira (02), conseguiu a adesão das cidades de Itaguaí e Seropédica.
Claise, que já visitou as prefeituras de diversos municípios da Baixada Fluminense (Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, Duque de Caxias e Belford Roxo), esteve nos dois municípios a fim de convidar as secretarias municipais de Assistência Social para participarem da mobilização. Os governos locais aproveitaram a ocasião para apresentar à deputada as ações que já desenvolvem na área de combate às drogas e acolhimento à população de rua. “Esta operação contra o crack será um marco na história do estado, um ponto de partida para que todos lutem unidos contra esta droga”, destacou Claise.
Nas duas reuniões realizadas nesta quinta-feira, as secretárias de Itaguaí e Seropédica também apresentaram estatísticas e dados sobre as estruturas existentes para o abrigo e o tratamento dos dependentes químicos. A secretária de Assistência Social de Itaguaí, Maria Isabel Ribeiro, elogiou a iniciativa da Alerj e garantiu a participação do município. “Estou na prefeitura há oito anos e nunca vi uma ação deste tipo. A união e o trabalho conjunto com outras secretarias serão fundamentais para o enfrentamento deste problema”, disse.
Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda de Seropédica, Lúcia Baroni falou das dificuldades encontradas na sua gestão, iniciada há seis meses, e classificou como urgente a ação conjunta contra o crack. “Na cidade, temos muitos casos de violência doméstica, que têm relação direta com o uso de drogas”, relatou. Segundo ela, em Seropédica, o crack está concentrado entre os adolescentes de escolas municipais já identificadas. “Estamos começando a fazer um trabalho nestas escolas, onde há a presença do crack, mas ainda é uma ação tímida. Esta operação conjunta contra a droga na Baixada é uma iniciativa excelente e urgente”, declarou.
Segundo Claise, uma reunião deverá acontecer ainda no mês de junho com todos os secretários de Assistência Social já envolvidos. No encontro, será escolhido um dia de agosto para a mobilização. “Nesta reunião, os secretários vão trazer para a comissão suas estatísticas e propostas de estratégias, pois cada um tem uma realidade diferente”, explicou. “A nossa operação vai contar com mobilizações nos centros das cidades para conscientizar a população, e também pretendemos fazer abordagem aos usuários”, adiantou a parlamentar.
Ela acrescentou que “esta também será uma forma de reivindicar, junto ao Governo do estado, apoio para os municípios no enfrentamento deste grave problema”. Nesta sexta-feira (03), Claise terá um encontro, às 10:00 horas, com o prefeito de São João de Meriti, Sandto Mattos, na sede do Legislativo municipal, na Avenida Presidente Lincoln, 889, em Vilar dos Teles.
Ela acrescentou que “esta também será uma forma de reivindicar, junto ao Governo do estado, apoio para os municípios no enfrentamento deste grave problema”. Nesta sexta-feira (03), Claise terá um encontro, às 10:00 horas, com o prefeito de São João de Meriti, Sandto Mattos, na sede do Legislativo municipal, na Avenida Presidente Lincoln, 889, em Vilar dos Teles.
...
Site da Baixada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.