Fórum Comperj se reúne no Rio

A Petrobras vai gastar R$ 400 milhões em obras de saneamento básico em Itaboraí e em Maricá. O investimento foi anunciado pela estatal durante a reunião do Fórum Comperj realizada, ontem, no Rio. Segundo a estatal, o acordo de responsabilidade será assinado em até 30 dias.


A Petrobras informou que será responsável por 100% das melhorias no saneamento básico de Itaboraí e por parte das obras em Maricá. Na cidade governada por Washington Quaquá (PT), o restante das ações para a melhoria no saneamento serão financiadas com recursos oriundos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Além das obras nestas duas cidades, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que a estatal vai bancar o plantio de quatro milhões de árvores e a oferta de água para a população da região de Itaboraí onde se localiza o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Todas estas ações são as compensações socioambientais impostas à estatal para a implantação do polo, que custarão aos cofres da estatal, no total, cerca de R$ 1 bilhão.
“Outro convênio também será firmado, em até 30 dias, entre o Estado e a Petrobras, visando o plantio de quatro milhões de árvores, sendo um milhão dentro do Comperj e o restante fora do complexo”, afirmou Carlos Minc.

Capacitação - Durante o encontro, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, revelou que a empresa se comprometeu a ajudar os municípios na capacitação de mão-de-obra para a produção de projetos de infraestrutura e urbanismo.
“As prefeituras, de um modo geral, não têm capacitação técnica suficiente para montar e financiar os projetos e a Petrobras assumiu esses investimentos. Fizemos um convênio com a Fundação Getúlio Vargas, que vai trabalhar nos planos diretores de cada município”, disse Paulo Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.