Tortura em DP: Justiça decreta prisão de policiais

O juiz da 9ª Vara Criminal, Luciano Silva Barreto, decretou ontem a prisão por 30 dias dos policiais civis Jorge Alessandro Xavier Pereira, Rodrigo Soares de Assis Mariz, Thiago Santos Castro Del Rio, Antonio Carlos Nogueira Moraes Cardoso e Marcelo Xavier da Silva. Lotados na 10ª DP (Botafogo), eles são acusados de torturar um preso na delegacia no dia 24. Os agentes estão afastados e foram transferidos para a Seção de Pessoal em Situações Diversas — conhecida na instituição como ‘geladeira’. 

Os policiais foram reconhecidos pela vítima. Ela foi presa num ferro-velho em Araruama, na Região dos Lagos, e teria sido humilhada, espancada e torturada dentro da delegacia pelos agentes, que o pressionaram para identificar dois suspeitos como fornecedores de peças de carros roubados. O então delegado-titular da 10ª DP, Alberto Pires Lages, foi exonerado e, para seu lugar, foi nomeado o delegado Rodrigo Oliveira.

Segundo a denúncia, os agentes obrigaram a vítima a tirar a roupa. Durante três horas, teriam desferido socos na barriga e no rosto dele e usado um alicate para ferir o órgão sexual. Exame de corpo de delito constatou a agressão, e a vítima também reconheceu um dos três alicates apreendidos na 10ª DP como sendo o usado pelos agentes para torturá-lo. 

Na sexta-feira, a Corregedoria da Polícia Civil (Coinpol) concluiu relatório preliminar sobre o caso e o encaminhou à 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público. “Os indiciados são perigosos e suas condutas altamente reprováveis”, relataram os promotores Homero das Neves, Márcio Nobre e Alexandre Murilo Graça, no pedido de prisão temporária.

___
O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.