Prefeitos de Quatis e Porto Real assinam cooperação técnica

Os prefeitos de Quatis, José Laerte d'Elias (PMDB), e Porto Real, Jorge Serfiotis (DEM), assinaram esta semana um acordo de cooperação técnica para promover a sinalização nos arredores da Ponte de Ferro. O acordo se fez necessário porque a ponte liga os dois municípios usando a RJ 159. A dupla afirmou que a segurança dos pedestres motivou a decisão.

- Há dois meses trocamos todo o sistema de iluminação da ponte, que havia sido arrancado por caminhões que têm altura além do limite máximo permitido para o trecho - começou José Laerte. Pelo novo acordo, cada prefeitura arcará com uma parte da sinalização. Caberá à administração de Porto Real a colocação de semáforos nas duas cabeceiras da ponte e de proteção nas passarelas dos dois lados e a instalação de placas de trânsito, informando altura e peso máximos permitidos para o trânsito sobre ela. Já a prefeitura de Quatis terá a responsabilidade de manter toda esta sinalização por um período de três anos.



Após o prazo, os prefeitos dos dois municípios se reunirão para renovar as assinaturas, com possíveis modificações. Como a sinalização estará toda instalada, a única definição será com quem fica e por quanto tempo a responsabilidade de manter o funcionamento do semáforo e a manutenção das placas. Para dar início ao contrato, a prefeitura de Porto Real já deu início ao processo licitatório para escolher as empresas que farão as obras, que devem ter início em 30 dias.

- Durante o período em que estiverem sendo executados os trabalhos, guardas civis municipais de Quatis auxiliarão, fazendo o controle do tráfego na ponte - acrescentou o chefe do Executivo de Quatis. A Ponte de Ferro, construída no ano de 1916 pelos alemães, foi interditada pela última vez em fevereiro de 2009 para passagem de veículos, depois que fortes chuvas abalaram sua estrutura. Foram feitas obras de reestruturação e restauração, que duraram oito meses e foram custeadas pelo Governo do Estado, através do DER, (Departamento de Estradas e Rodagem). A obra foi concluída em maio de 2010. O prefeito de Porto Real não foi encontrado para dar sua posição sobre o acordo.
___
Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.