No mês passado, o BOM DIA publicou com exclusividade que a Foxconn pediu um estudo à prefeitura para viabilizar a implantação de uma terceira linha para a fabricação de produtos da Apple em Jundiaí, como o tablet IPad, computadores e possivelmente celulares IPhone.
Ari Castro contou ter conhecimento do interesse de outras cidades pela indústria de computadores e celulares (veja nesta página o exemplo de Lençóis Paulista), mas que, por enquanto, não houve pedidos para isenção fiscal ou doação de terreno por parte da prefeitura, que normalmente se nega a entrar neste tipo de negociação. Porém, na guerra pela Apple, o poder público está disposto a conversar.
“Se lá no final for feita alguma exigência, é lógico que vamos analisar. Ter a Apple em Jundiaí é muito importante, pelo valor agregado que uma empresa deste porte fornece ao município, como geração de impostos e empregos”, explicou.
“Só que por enquanto só fomos questionados sobre a infraestrutura do município e nisso, somos inigualáveis”, disse Ari.
Gigante
Apenas com as duas linhas de montagens existentes hoje em Jundiaí, a Foxconn emprega cerca de 3 mil funcionários.
A multinacional de origem chinesa mais uma vez não falou sobre o assunto, ao ser procurada pelo BOM DIA nesta quarta-feira.
Município corre para ser capital dos tablets
Caso as negociações com a Apple se concretizem, Jundiaí deverá se tornar um dos maiores produtores de tablets (computadores em forma de prancheta) no país, pois a jundiaiense Itautec anunciou que irá lançar o seu modelo no segundo semestre deste ano, justamente para concorrer com o IPad, objeto de desejo mundial entre os apaixonados por tecnologia.
Lençóis Paulista se diz pronta para receber indústria
A prefeita de Lençóis Paulista, Izabel Lorenzetti, informou que a cidade na região de Bauru também faz planos para ter a fábrica da Apple, apesar de ter admitido que ainda não abriu negociações diretas com a marca norte-americana.
“Eu conversei com fontes na Secretaria de Desenvolvimento do governo do Estado que, de fato, confirmaram que a empresa está procurando um local para se instalar. E Lençóis está sendo citada, pois tem os atributos que a Apple deseja”, explicou.
Além de contar com um dos melhores cursos de eletrônica do Senai, o bom IDH da cidade, os excelentes níveis em educação e saúde e a proximidade com a rodovia Marechal Rondon podem favorecer na negociação.
“Nós nos encaixamos com tudo que uma grande empresa deseja”, afirma a prefeita.
No entanto, segundo Izabel Cristina, a Apple não procurou de forma oficial a prefeitura de Lençóis. “Estão todos muito cautelosos com informações. Qualquer vazamento pode estragar o negócio”, disse a prefeita da cidade de 62 mil habitantes.
Indaiatuba e Sorocaba, cidades onde a montadora Foxconn também tem negócios, e Cajamar seriam outros municípios na disputa pela fábrica da Apple.
Instalação de fábrica na cidade é vista como grande vitrine
A chance de instalação em Jundiaí da primeira fábrica da Apple fora da China se transformou em uma espécie de prioridade na Prefeitura de Jundiaí e ganhou força com a publicação pelo BOM DIA da notícia sobre as negociações com a chinesa Foxconn.
A notícia foi reproduzida pelos principais jornais do país, por revistas de circulação nacional e até internacional, como a norte-americana “Forbes”.
“Uma fábrica como a da Apple melhora ainda mais a imagem de Jundiaí”, afirmou Ari Castro.
“É natural que o governador queira fazer o anúncio da instalação de uma indústria deste porte no Estado”, disse Ari Castro.
A fábrica da Apple também desperta o interesse do bilionário brasileiro Eike Batista, disposto em fazer parcerias para a sua instalação no Superporto de Açu, em São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro.
___
Bom Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.