O diretor da Área de Inclusão Social do BNDES, Elvio Gaspar, e o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, assinaram no dia 04 de abril (segunda-feira,) contrato de financiamento para modernização da gestão municipal no valor de R$ 10,5 milhões.
O financiamento será feito no âmbito do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (BNDES PMAT). Este é o primeiro contrato do PMAT celebrado com um dos 12 municípios inseridos na área de entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).O BNDES espera que ele sirva de estímulo para que os demais municípios da região solicitem este apoio, já que o fortalecimento e a modernização da gestão pública municipal é essencial para o desenvolvimento de projetos ou atividades que visem potencializar as transformações urbanas, ambientais, sociais e econômicas que serão geradas pela instalação do complexo petroquímico. O Banco também espera que esse contrato ajude a prevenir ou mitigar os impactos negativos que poderão ocorrer na região.
Objetivos – O PMAT Maricá tem como objetivos contribuir para a modernização da administração tributária, financeira, geral e patrimonial do município, com o aumento da arrecadação própria, o aperfeiçoamento da gestão e do controle do gasto público municipal e a melhora do atendimento ao contribuinte.
O alvo estratégico será fazer também da prefeitura de Maricá um modelo de excelência na gestão de recursos humanos. Além disso, pretende-se criar infraestrutura de tecnologia para disponibilizar serviços de atendimento ao cidadão pela internet.
Produtos – O PMAT Maricá vai gerar alguns produtos. Entre eles, uma completa central de atendimento ao contribuinte, fixa e móvel, para 500 atendimentos por dia. Hoje, existe uma central parcial, que faz 200 atendimentos. O tempo médio de atendimento diminuirá de 22 minutos para apenas 10 minutos em junho do próximo ano.
O PMAT também vai incrementar o Programa Seja Legal com Maricá. Através dele, é feito o recadastramento de unidades imobiliárias e a identificação das unidades não residenciais. Já foram recadastradas 45.546 unidades e a meta é chegar a 80.000.
O PMAT foi criado em 1997, visando aumentar o nível de eficiência fiscal dos municípios, considerando o grande potencial inexplorado de geração de receita tributária própria, a partir da base de receita tributária já existente, aprimorando o aparelho arrecadador.
Inicialmente, o programa estava voltado apenas para a modernização da administração tributária. Mas, hoje, o PMAT também abrange a gestão de setores sociais básicos, colaborando, assim, para o aumento da eficiência do gasto público.
Podem ser financiados, entre outros itens, equipamentos de informática e de apoio à fiscalização, programas de treinamento e reciclagem de pessoal e melhoria de atendimento ao cidadão.
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Fator Brasil
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