Tuitaço contra reajuste na conta de luz será nesta terça, dia 15

Ativistas de todo o estado do RJ estão se mobilizando na campanha #ForaAmpla que vai começar às 14h. O Gente Atual abraça essa iniciativa.

Desde a semana passada, quando foi anunciado o reajuste na conta de luz da Ampla a partir do dia 15/03, diversos ativistas têm expressado a revolta da população. O carteiro Heitor Fernandes, morador de Niterói e ativista da CSP-Conlutas, diz que “enquanto os trabalhadores recebem 6,8% de aumento no salário mínimo, a ANEEL dá o generoso reajuste de 10,57% para a AMPLA. É mais um momento de exigirmos a reestatização da companhia”, disse. Renata Corrêa, professora de Niterói, deixa o seu recado: “como se não bastasse nossa cidade estar abandonada, ainda somos presenteados com esse reajuste. Os desabrigados do Bumba continuam em situação de risco em abrigos provisórios, mas o reajuste da luz (junto com a contribuição à iluminação pública) é democrático: chega para todos!”, ironiza.

O atendimento de baixa qualidade também não passa em branco, como relata Dayse Oliveira, professora de São Gonçalo: “eles são ótimos para cortar a luz e realizar cobranças indevidas, mas não conseguem explicar o porquê das interrupções e quedas de luz”, afirma. A mobilização segue para o sul do estado: “estamos prontos para ajudar!”, disse Isabel Fraga, professora de Volta Redonda.

Os ativistas esperam que a repercussão do protesto seja capaz de canalizar os anseios da população fluminense e repercutir também na imprensa do interior. Para a estudante Hudna Mendonça, de Rio das Ostras, “desde sua entrega à iniciativa privada só vimos o atendimento piorar e as tarifas aumentarem, seguido de corte nos postos de trabalho”, disse. Bruno Mattos, morador de Barra de São João deixa o seu relato: “a AMPLA mandou uma conta de 10 mil reais para nós, sendo que na média chega 200 reais. Obviamente não foi paga e eles cortaram. Eles já reconheceram o erro, mas ainda cobram 400 reais de juros que também não foram pagos e até hoje contamos com a generosidade do vizinho", esbraveja.

Thiago Macedo, estudante da UFF, complementa: “vamos reafirmar a necessidade da unidade dos estudantes com os trabalhadores, essa luta é de todos nós!”, afirmou. Os ativistas pretendem utilizar as hashtags #ForaAmpla e #Ampla pra divulgar a campanha.

Região Serrana – em Nova Friburgo, apesar do atendimento precário, o reajuste também vai chegar até lá. Luiz Salarini, morador da região e membro do Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo, faz o apelo: “A situação aqui na serra ainda é muito complicada e os governos já estão nos esquecendo de novo. Ainda precisamos de muita solidariedade. Aqui na região estamos exigindo isenção total da tarifa de energia elétrica para os desabrigados”, disse.

Privatização da Clin – com a entrega da Companhia de Limpeza de Niterói para a iniciativa privada marcada para o dia 16/03, a mobilização convocada pelo tuitaço será mais uma oportunidade de divulgar as atividades em defesa dos trabalhadores e do patrimônio público da cidade. Estão programadas atividades de panfletagem culminando em ato na sede da empresa para quarta-feira às 10h. Para Lindomar Muniz o momento é de união: “precisamos nos unificar, mas não vamos negociar nossa dignidade em troca de migalhas. Queremos nossos direitos por inteiro!”, finaliza.

___
Fonte:JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.