Reprise: OAB constata desmobilização na Região Serrana

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, enviou nesta quinta-feira um ofício com pedido de providências ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Foi solicitada a adoção de uma política pública efetiva e de longo prazo para as cidades da Região Serrana do Rio atingidas pelas enchentes.

Damous visitou Nova Friburgo na quarta-feira e se disse alarmado ao constatar que já se percebe um cenário de desmobilização por parte das autoridades e agentes de saúde.
- Friburgo e qualquer das outras cidades que foram atingidas não conseguirão, sozinhas, superar essa tragédia. A política pública por parte do governo deve ser ampla e em vários sentidos, não só focada na reconstrução de casas. Não temos visto nenhuma medida neste sentido - afirmou Damous.
O presidente da OAB/RJ disse, no documento a Cabral, estar especialmente em alerta para os indícios de desmobilização por parte das autoridades.
Segundo ele, Nova Friburgo, além do cenário de destruição, é uma cidade extremamente empoeirada, com pessoas usando máscaras porque não conseguem respirar, e o hospital de campanha que funcionava na praça já foi desativado.
- Como não há desativação se a estrutura de saúde de Friburgo já era precária e ficou muito pior após a tragédia? É óbvio que a situação de crise e emergência já passou, mas os problemas deixados após a tragédia são complexos - disse.
___
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.