Ministro garante liberação de verba da União para municípios

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, descartou ontem o bloqueio de recursos já empenhados para os municípios. "Vamos manter os empenhos e liberar os recursos dentro do cronograma de execução das obras", assegurou.

Na terça-feira, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou um balanço no qual informa que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou para a gestão de Dilma Rousseff cerca de R$ 27,8 bilhões como restos a pagar - estoque de despesas com obras em andamento deixadas para o próximo ano - aos municípios. 

Segundo Negromonte, é essencial que os recursos cheguem e que as obras sejam executadas. "Para isso, cada um tem que cumprir a sua parte: a prefeitura tem que elaborar os projetos corretamente e o ministério tem que ter agilidade para liberar as verbas de forma correta e célere."

A Caixa Econômica Federal (CEF) tem contrato com o Ministério para formalizar a operação financeira referente aos projetos aprovados pelo ministério. O ministro solicitou um estudo para identificar pontos que podem ser aprimorados e que possam agilizar a liberação de recursos.

MG

Subiu de 100 para 102 o número de municípios em Minas Gerais que decretaram situação de emergência por causa de enchentes. Entram na lista as cidades de Itamarandiba e Soledade de Minas. 

Balanço indica que até agora são 17.654 as pessoas desalojadas, 2.678 as desabrigadas e 17 as mortas.

___
DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.