Lojistas de Barra Mansa, no Sul do RJ, temem assaltos

Para evitar crimes, comerciantes investem em segurança. No primeiro trimestre de 2013, foram 35 roubos na cidade, diz ISP.

O aumento dos assaltos está preocupando os lojistas de Barra Mansa(RJ). No primeiro trimestre de 2013, o número de roubos mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2012: 35 contra 14, respectivamente. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP) do estado.
Na tentativa de evitar os crimes, os comerciantes investem em sistemas de vigilância, mas os criminosos não se intimidam. As câmeras instaladas na Joalheria Mendonça não impediram que a loja fosse assaltada em maio. O circuito interno registrou o momento em que dois suspeitos entraram no estabelecimento e, em pouco mais de um minuto, levaram R$ 100 mil em mercadorias. Armado, um dos criminosos chegou a ameaçar o gerente. “O que eu sinto é que falta mais da Polícia Militar na cidade. Acho que falta, tem pouca polícia, principalmente na Rua Mário Ramos. A gente não vê policial na rua”, afirmou Moacir Pereira, gerente da joalheria.

O roubo no estabelecimento foi o quarto. A cada assalto, a segurança é reforçada para tentar dificultar os crimes. Além das câmeras, há paredes de concreto reforçado, cofre e alarme. A loja não é a única que usa tecnologia para garantir a segurança. A Casa da Música nunca foi roubada, mas tem sistema de alarme e portas automáticas, além de funcionários sempre atentos. “Caso venha algum cliente no final do expediente, querendo entrar, batendo na porta, a gente olha antes de recebê-lo. Geralmente o pessoal aborda assim, né, se disfarçar como cliente e quando entra na loja anuncia o assalto”, disse Rodrigo da Silva Prado, gerente.
Procurada pelo G1, a Polícia Militar de Barra Mansa disse que irá intensificar o patrulhamento no Centro.
...
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.