Volta Redonda sedia encontro de Cultura do Médio Paraíba

Reunião na SMC teve representantes de Quatis, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí, além da Secretaria de Cultura do Estado

Nesta quinta-feira (16) gestores de Cultura de diversas cidades da região realizaram um encontro para discutir o cenário da cultura regional. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Cultura de Volta Redonda e contou com representantes de Quatis, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí, Volta Redonda e também de um representante da Secretaria de Cultura do Estado.  

Este é o terceiro encontro que o grupo realiza com o objetivo de ganhar ainda mais aderência dos municípios do Médio Paraíba para juntos criar um Fórum Regional de Cultura e buscar recursos e políticas públicas junto ao Governo do Estado, discutir ideias e trocar experiências.


Para a secretária de Cultura de Volta Redonda, Rosâne Gonçalves, a parceria entre os municípios é de extrema importância.  

Volta Redonda está de portas abertas e pronta para participar do fórum e desta união dos municípios. Buscar e trocar ideias é importante para todos nós porque estamos em etapas que exigem bastante da equipe como o Plano Municipal de Cultura e a conferência e principalmente juntos podemos criar caminhos para buscar mais recursos e fomentar ainda mais cultura em nossa região”, afirmou Rosâne.  

Segundo o presidente da Fundação de Cultura Macedo Miranda, de Resende, Ângelo Tramezzino, é importante que os municípios estejam juntos buscando melhorias na cultura regional.  

“Nossa união é importante para toda a região, pois podemos fazer com que a cultura das cidades circule. Por exemplo, podemos levar para Resende apresentações culturais de Volta Redonda, assim como de Quatis para Barra do Piraí e assim por diante.  Outra importância é criarmos força junto ao governo do estado a fim de captar recursos”, comentou Ângelo. A reunião também enfatizou a importância das Conferências de Cultura - que na etapa municipal devem acontecer até o dia 14 de julho - para que as cidades criem seus conselhos municipais.

As cidades envolvidas neste bloco do Médio Paraíba são: Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Valença e Volta Redonda, porém Graça Dias – Gerente de Projetos da Fundação de Cultura de Barra Mansa – enfatizou que algumas cidades ainda não aderiram.  

“Estamos contando com a adesão de mais municípios. Destes dez, já temos sete que estão participando e outros três já foram convidados e esperamos que eles se envolvam neste processo conosco”, disse Graça, ressaltando que será criada uma carta de adesão e enviada aos municípios que ainda não compareceram com o objetivo de mostrar a força e a grandeza deste projeto.

Os dois próximos encontros já estão marcados para 6 de junho, no auditório da UGB em Barra do Piraí, e 4 de julho, na Câmara de Vereadores de Quatis. Em breve será divulgada uma data para o lançamento do Fórum Cultural da Região Médio Paraíba.
...
Folha Vale do Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.