Tremor de 2,3 graus na escala Richter é registrado em Barra do Piraí


Abalo sísmico foi registrado pelo Observatório Sismológico da UnB. Moradores do bairro Santana da Barra sentiram o tremor.na quarta-feira (1º).

O Observatório Sismológico do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB) registrou o tremor sentido por moradores do bairro Santana da Barra, em Barra do Piraí (RJ). Em conversa com o G1, a geóloga Eveline Alves Sayão confirmou nesta quinta-feira (2) que o abalo sísmico foi de 2,3 graus na escala Richter. “O tremor foi registrado às 9h30 de quarta-feira [1º] e é considerado como grau leve. Os abalos considerados moderados e graves são a partir de 4 graus”, explicou a especialista do instituto.

De acordo o Observatório Sismológico, o abalo aconteceu a cinco quilômetros de profundidade da superfície terrestre. ''O local é uma região sísmica [propícia a ter os abalos], porém com registros de tremor baixos. Só podemos averiguar a intensidade quando somos comunicados'', disse Eveline Sayão. Ainda segundo a geóloga, um boletim será divulgado na tarde desta quinta após a análise da situação.
O Observatório Sismológico informou que esse foi o primeiro tremor confirmado em Barra do Piraí desde 2007 - não há dados registros antes desse ano. Mas de acordo com moradores, essa não foi a primeira vez que o fenômeno aconteceu. "Não é a primeira vez que acontece, é a segunda vez que acontece, [a primeira foi] há uns três meses. Três, quatro meses", contou a estudante Joice Hellen Nogueira da Silva em entrevista ao RJTV.
A Defesa Civil do município informou que verificará na tarde desta quinta-feira se o tremor causou algum dano aos moradores, mas que ninguém reclamou sobre qualquer prejuízo.
>>>
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.